MinC promoverá fórum para discutir TV pública

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou nesta quinta, 15, que seu ministério promoverá no "final do ano", em data ainda não definida, um fórum para debater a política governamental para as TVs públicas. Gil falou na abertura do 1º Seminário Internacional de TV Pública, promovido em São Paulo pela TV Cultura, com apoio da BBC e da Abepec.
Segundo Gil, com o advento da comunicação digital, é preciso um novo modelo de produção cultural para a TV pública, "um modelo federativo, nacional". Ele ressaltou a importância da TV na formação cultural dos brasileiros. "A TV se universalizou no Brasil antes da educação e da leitura. O brasileiro foi alfabetizado pelo audiovisual".
O fórum, disse Gil, será articulado pelo MinC e pela Casa Civil, com participação de outros ministérios e do parlamento. Entre os temas, o fortalecimento dos conteúdos brasileiros, a produção independente, a formação de talentos e de público, a infra-estrutura tecnológica e o financiamento das TVs públicas. Finalmente, Gil disse que deve haver uma revisão dos aspectos jurídicos, uma vez que o marco legal do setor, datado de 1967, estaria obsoleto. "Discutiremos o marco regulatório, queiram ou não queiram alguns poucos", completou o ministro.

Boa notícia

Para representantes das TVs públicas presentes ao evento, é uma notícia importante. "Pela primeira vez o governo federal se mostra disposto a discutir e achar soluções para as questões da TV pública", disse em seu discurso o presidente da Abepec (associação das emissoras públicas e educativas), Jorge da Cunha Lima.
A partir de agora, o MinC recebe diversos grupos ligados à radiodifusão pública para levantar os temas e as opiniões que serão levadas ao fórum. Não devem ser consideradas pelo ministério apenas as emissoras educativas abertas, mas também outros canais de interesse público, como os universitários e comunitários.

Internacional

O seminário prossegue nesta sexta, 16, com participação de convidados internacionais, como a BBC, a rede pública argentina Educar, as Redes Públicas de TV do México, a rede Thirteen (EUA), a rede ORF (Áustria), a TV5 (França), a RTP (Portugal), a rede hispânica dos EUA HITN e o canal educativo Cl@se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui