Jogo da NFL transmitido nos EUA exclusivamente via streaming atraiu 28 milhões de espectadores

(Foto: Denny Medley/ USA TODAY Sports)

O jogo de futebol americano entre Dolphins e Chiefs do último sábado, dia 13 de janeiro, foi o evento ao vivo mais transmitido no streaming na história dos Estados Unidos, atraindo quase 28 milhões de espectadores. Segundo a Comcast, o jogo, que esteve disponível no território exclusivamente pela plataforma de streaming Peacock, foi responsável por 30% do tráfego de internet do país. 

Os números destacam a crescente influência dos gigantes do streaming nos esportes. No ano passado, a Netflix teve sua primeira experiência de transmissão de evento esportivo ao vivo – para a estreia, ela escolheu um evento próprio, a "Netflix Cup". O torneio de golfe reuniu pilotos de Fórmula 1 e jogadores da PGA e foi transmitido ao vivo em 14 de novembro de 2023, exclusivamente em inglês. O próximo já tem data marcada: será o "The Netflix Slam", com Rafael Nadal, campeão do Grand Slam masculino por 22 vezes, enfrentando o atual 2º lugar do ranking mundial e conterrâneo Carlos Alcaraz, em um amistoso especial de uma noite. O evento, organizado por MGM Resorts International, está previsto para acontecer no dia 3 de março de 2024, às 12h, dentro da Michelob ULTRA Arena no Mandalay Bay Resort e Casino, em Las Vegas.

Analistas acreditam que a Netflix e outros streamers poderão um dia concorrer a jogos na maioria das grandes ligas, incluindo a NBA. "A próxima fronteira da Netflix tem de ser mais direitos desportivos", disse um especialista ao The Economist. As informações são da newsletter da plataforma norte-americana SEMAFOR

No Brasil, atualmente ao menos cinco serviços de streaming fazem transmissões esportivas. A HBO Max (com a TNT Sports), por exemplo, transmitiu os jogos do Paulistão, no caso de campeonatos nacionais, e é a "casa da Champions" no Brasil, sendo a detentora dos direitos de transmissão da UEFA Champions League. O Star+, por sua vez, transmite diversos campeonatos europeus, como o Inglês, o Italiano e o Espanhol, além de competições de outras modalidades, como tênis. O Prime Video investiu pesado nos esportes recentemente, com transmissões da Copa do Brasil e ainda de torneios de fora, como a NBA. O Paramount+ não ficou para trás e garantiu os direitos de transmissão da Conmebol Libertadores, entre outros campeonatos. Por fim, está ainda o Globoplay/Premiere. O Grupo Globo é detentor dos direitos de campeonatos como a Libertadores e Brasileirão, além dos estaduais e dos jogos da Seleção Brasileira. Na lista, é possível incluir os canais do YouTube e da Twitch também – como a CazéTV – que têm conquistado cada vez mais audiência. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui