Ciclo de encontros gratuitos debate o mercado de games

O ciclo "Mercado de jogos digitais: desenvolvedores e publishers", composto por três dias de bate-papos formativos gratuitos sobre game design, será realizado nesta semana, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, de quarta a sexta-feira, sempre das 19h às 21h, com transmissão online e aberta ao público pelo YouTube da Benditas Projetos Criativos. A ação está com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada via site. 

O ciclo marcará o encerramento do "Programa de Formação Continuada em Game Design", realizado ao longo dos últimos dois anos, e promovido pela Benditas Projetos Criativos, numa parceria com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O programa "Game Design" tem coordenação geral de Sofia Federico e Tatti Carvalho, com concepção e coordenação pedagógica de Lynn Alves, que também mediará esses três encontros do ciclo de debates.

Ela, que é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, conta que estas mesas fecham a proposta do Programa de ser uma formação inicial para as pessoas interessadas nas carreiras relacionadas com os jogos, especialmente de game design. "Mais do que aprender como desenvolver jogos, compreender a lógica, é importante pensar sobre a importância desse produto cultural sabendo como viabilizá-lo para a indústria, como algo que possa ser comercializado e divulgado de forma ampla. E para saber pontos como esses é preciso conversar com quem está na área, com quem entende do mercado e também publica jogos, estabelecendo interfaces entre desenvolvedores, mercado e consumidor", detalha.

Programação 

No primeiro dia, quarta-feira, 16 de fevereiro, das 19h às 21h, a mesa "Criei um jogo, e agora?", conta com a participação de Luis Fernando Tashiro, diretor executivo da Mad Mimic, que a partir da sua experiência na empresa de games compartilhará informações sobre lançamento e campanha de um jogo eletrônico, além de abordar estratégias de relacionamento com influenciadores, comunidade e publishers para desenvolvedores brasileiros. Graduado em Design de games pela UAM, ele tem MBA em gestão empresarial pela FGV. Na Mad Mimic, é responsável pelas áreas de produção executiva e marketing, realizando estudos de viabilidade de cada projeto, captação de recursos, atuando principalmente nas etapas da pré-produção e do lançamento de projeto, além de realizar a elaboração e execução do plano de marketing de cada um dos títulos do estúdio.

"No encontro, vou falar um pouco sobre a parte de negócios, um pouco de gestão, pontos importantes que não são muito abordados num curso tradicional de formação em game design. Além disso, vamos tratar de tópicos estratégicos de comunicação, por exemplo, tema importante para quem quer entender mais sobre o segmento", explica Luis Tashiro.

No dia seguinte, 17 de fevereiro, quinta-feira, no mesmo horário, o tema "Distribuição internacional de jogos Mobile" ocupa o centro de debates, com a presença de Cayan Appel. Ele trará o contexto sobre o mercado de jogos digitais e falará sobre a experiência da By Aliens como Incubadora de jogos Mobile, que ajuda jogos da América Latina a atingirem seu potencial. Cayan Chiodi Appel tem formação em Economia, Finanças e Projetos de TI com experiência em Startups, Mercados Emergentes no Brasil e América Latina. É diretor de operações e financeiro da By Aliens, um ecossistema internacional de estúdios de jogos que está prosperando compartilhando conhecimento, criatividade e experiência.

Encerrando as atividades, na sexta-feira, 18 de fevereiro, acontece a mesa: "Apresentar e vender um game: o que o mercado espera" conta com Gabriel Melo Salgado, gerente executivo do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, e Pedro Zambon, coordenador da Spcine Game, primeira incubadora de games do Brasil. Neste dia, haverá apresentação pública dos jogos "No Pink, No Blue" e "O Quarto Farol", desenvolvidos durante o "Programa de Formação Continuada em Game Design" com avaliação de players do mercado.

Programa de Formação Continuada em Game Design 

O "Game Design" é uma realização da Benditas Projetos Criativos em parceria com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB). O projeto foi contemplado no Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

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