Missão empresarial do Governo de SP na Berlinale deve injetar R$ 84 milhões na indústria cultural 

(Foto: Freepik)

A missão empresarial do CreativeSP para o Festival de Cinema de Berlim (Berlinale) na Alemanha, em fevereiro, deve injetar cerca de R$ 84 milhões no setor cultural paulista, com a geração de pelo menos 500 empregos nos próximos meses. O valor já supera o orçamento do programa até 2028, em torno de R$ 45 milhões.O CreativeSP é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O número leva em conta a projeção de negócios gerados graças à participação das dez empresas paulistas selecionadas para o evento: Salvatore Filmes, Dezenove Som e Imagens Produções, Som de Black Maria, Theoria Films Produção Audiovisual, TaBoo Films, O2 Play, FJ Productions, Mymama Entertainment, MA Filmes e Sato Company. Elas puderam fazer contato com cerca de 180 possíveis parceiros, de 17 países, principalmente Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos e Itália. Destaque para os filmes "Cidade; Campo", da Dezenove Som e Imagem, que recebeu o prêmio de melhor direção na seção Encounters; e "Betania", da Salvatore Filmes, que teve sua estreia mundial durante o evento.

Com os objetivos de promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado, o CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Em 21 missões, o programa já levou 153 empresas da indústria cultural para alguns dos maiores eventos de economia criativa do mundo, como SXSW (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Espanha) e Web Summit Lisboa (Portugal).

Neste ano, além do Berlinale, já foram realizadas mais duas missões: South by Southwest (SXSW) e Game Developers Conference (GDC), ambas nos Estados Unidos. E, ainda no primeiro semestre, o CreativeSP estará nos festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França – as inscrições para as missões estão abertas pelo site da InvestSP. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui