Festival do Rio apresentará 350 filmes à partir de 24 de setembro

O Festival do Rio apresentará 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais da cidade, e receberá profissionais do audiovisual para palestras e workshops no Rio Market entre os dias 24 de setembro e 9 de outubro.

A festa abrirá sua 16ª edição com a exibição de “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. 

O longa “Trash – A Esperança Vem do Lixo”, do premiado diretor Stephen Daldry  (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) será a sessão de encerramento do Festival do Rio. A première conta com a presença já confirmada de Daldry, entre outros.

A partir do dia 25, o público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil e participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood – Da infância à juventude”, de Richard Linklater;  “Mapa para as “Estrelas”, de David Cronenberg; “Garota Exemplar”, de David Fincher; “Mr Turner”, de Mike Leigh; “National Gallery”, de Frederick Wiseman,”Jimmy's Hall”, de Ken Loach; “Mommy”, de Xavier Dolan; “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa; “Por cima do meu cadáver”, de Takashi Miike; “O cheiro da gente”, de Larry Clark; “O presidente”, de Moshen Makhmalbaf; “A Princesa de França”, de Matías Piñeiro; “Dente por dente”, de Kim Ki-duk; “Homens”, mulheres e filhos, de Jason Reitman; “Björk: Biophilia Live”, de Peter Strickland e Nich Fenton; “David Bowie is”, de Hamish Hamilton; “Canções do Norte”, de Soon-Mi Yoo; “Sétimo”, de Patxi Amezcua – com Ricardo Darin; “Os Maias”, de João Botelho, e “O Amor é Estranho”, de Ira Sachs.

Além das mostras já conhecidas, o festival vai dedicar mostras especiais a quatro grandes cineastas: uma mostra de Roberto Rosselini, com exibição de seis clássicos restaurados; uma retrospectiva do diretor americano Michael Cimino; uma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana; e a mostra Clássicos de Hitchcock, que vai exibir cinco longas mudos do mestre do suspense.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui