Fusões e aquisições em telecom e mídia caem em 2022, aponta KPMG

O número de fusões e aquisições no segmento de telecomunicações e mídia caiu em 2022, de acordo com pesquisa realizada pela KPMG. No ano passado, 61 operações do gênero foram mapeadas pela consultoria, contra 66 em 2021 (recuo de 7,5%).

O movimento segue tendência percebida na cadeia de serviços tecnológicos, que também engloba empresas de tecnologia da informação (TI) e de Internet, além de telecom e mídia: neste caso, foram 969 negócios mapeados, ou uma diminuição de 10,4% frente a 2021 (veja maiores detalhes abaixo).

Segmento20222021
Telecom e mídia6166
Tecnologia da informação268358
Empresas de Internet640658
Total9691.082

Em um quadro ainda mais amplo com 43 diferentes setores da economia, a KPMG constatou outro recuo (de 12%). Em 2022, um total de 1.728 movimentos foram registrados, contra 1.963 em 2021. Mesmo com a queda, o ano passado foi o segundo melhor resultado da série histórica de M&A elaborada pela consultoria desde 2003.

De forma geral, observou-se uma redução gradativa no número de transações desde o primeiro trimestre, ilustrando uma redução do apetite dos investidores por empresas, sobretudo entre as empresas de TI.

"Motivos que justificam essa queda foram a piora do cenário econômico internacional e o aumento das incertezas de médio e longo prazo no cenário econômico local, acentuado no segundo semestre do ano", avaliou Luís Motta, sócio líder de fusões e aquisições proprietárias da KPMG no Brasil.

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