Foram prorrogadas as datas limites para inscrições na 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, evento audiovisual focado em questões socioambientais. Para a Competição Latina-America e Territórios Brasileiros, a data para submissão dos filmes é até dia 30 de janeiro; já no caso do Concurso Curta, é possível se inscrever até o dia 18 de fevereiro. Podem participar filmes de curta, média e longa-metragem finalizados a partir de 2022. As inscrições são gratuitas.
Uma realização da OSC Ecofalante, o evento tem três seções competitivas: a Competição Latino-americana, a Competição Territórios Brasileiros, novidade desta edição que prioriza discussões específicas a localidades do Brasil, e o Concurso Curta Ecofalante. Para a Competição Latino-Americana podem se inscrever produções ou coproduções de países da América Latina e do Caribe. A Competição Territórios Brasileiros é destinada a produções ou coproduções brasileiras que abordam diferentes visões e aspectos do país e que trazem uma perspectiva socioambiental em relação aos temas tratados. Já o Concurso Curta Ecofalante é voltado a obras com duração máxima de 30 minutos realizadas por estudantes. Os filmes brasileiros inscritos (exceto os estudantis) podem ser selecionados para a seção Competição Latino-Americana ou para a seção a Competição Territórios Brasileiros.
Todos os filmes inscritos devem abordar temas ligados a questões socioambientais, tais como energia, água, emergência climática, consumo, trabalho e povos tradicionais, entre outras.
O regulamento e o formulário de inscrição para a Competição Latino-Americana e a Competição Territórios Brasileiros estão disponíveis no site. As inscrições para o Concurso Curta Ecofalante podem ser feitas online.