FCC obriga fabricantes colocar aparelhos digitais no mercado

De acordo com as últimas decisões publicadas pela Federal Communications Commission (FCC), órgão regulador norte-americano, os fabricantes de televisores serão obrigados a colocar aparelhos digitais à venda no mercado norte-americano em 2004 para acelerar a lenta transição da TV analógica para a digital. A FCC quer que os recursos para televisão digital comecem a ser inseridos nos televisores de 35 polegadas ou mais em 2004 e em todas as telas de mais de 13 polegadas a partir de meados de 2007.

Sem ondas

Muitos fabricantes de TVs são contrários à medida, citando os altos custos e argumentando que a maioria dos consumidores não precisa dos recursos digitais transmitidos por ondas aéreas, uma vez que recebem o sinal por cabo ou satélite. Na nota de esclarecimento, Michael Powell, chairman da FCC, diz estar ciente que "a TV digital vai inicialmente ampliar custos".
A transição para a televisão digital nos EUA – que deveria ser finalizada até 2007 – foi prejudicada em parte pela programação limitada, pirataria em potencial e necessidade de equipamentos caros para a recepção dos sinais de alta qualidade. O congresso norte-americano e a FCC estão tentando acelerar a transição para o formato de TV digital, para que os consumidores possam usufruir a melhor qualidade de imagem e o governo realize leilões de concessão de algumas das freqüências aéreas, que no momento são usadas para transmissões analógicas.

Diferença

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET), Roberto Franco, comenta as informações dos EUA e diz que ?isso apenas reforça o que sempre alertamos sobre a diferença entre o modelo de TV aberta norte-americano e o brasileiro, onde a recepção direta é essencial para sua viabilidade. Lá, isso sequer é importante?.

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