A GfK começa a medir a audiência da TV brasileira em 2015. A empresa de pesquisa de mercado alemã assinou contrato nesta segunda, 16, com Band, Record, Rede TV! e SBT. Segundo a empresa, a amostragem será mais ampla do que a atualmente existente no país, incluindo transmissão via terrestre, cabo e por satélite. Além disso, o serviço considerará não somente o conteúdo ao vivo, mas também o gravado. Segundo a GfK, outras demandas atuais e futuras poderão ser atendidas, já que o monitoramento será feito de forma individual, contando o número de espectadores em cada domicílio.
O serviço inclui resultados em tempo real em todas as cidades monitoradas e relatórios consolidados de um dia para o outro.
O contrato, de mais de US$ 100 milhões, tem validade de cinco anos, com o potencial de ampliação do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes.
Os painéis de medição serão instalados em 6 mil domicílios em 15 cidades brasileiras, conforme a tabela abaixo:
Região |
Número de domicílios |
São Paulo |
1,6 mil |
Rio de Janeiro |
920 |
Belo Horizonte |
390 |
Salvador |
290 |
Recife |
290 |
Fortaleza |
240 |
Porto Alegre |
330 |
Curitiba |
300 |
Distrito Federal |
300 |
Campinas/SP |
220 |
Goiânia |
220 |
Vitória |
220 |
Belém |
220 |
Manaus |
220 |
Florianópolis |
240 |
Total |
6 mil |
Com a expansão de seus negócios no Brasil, a GfK contratará cerca de 100 funcionários para o projeto de medição de audiência. A empresa está presente no país desde 2002 na área de pesquisa de mercado e, atualmente, emprega cerca de 300 pessoas.