GfK começa a medir a audiência da TV brasileira em 2015

A GfK começa a medir a audiência da TV brasileira em 2015. A empresa de pesquisa de mercado alemã assinou contrato nesta segunda, 16, com Band, Record, Rede TV! e SBT. Segundo a empresa, a amostragem será mais ampla do que a atualmente existente no país, incluindo transmissão via terrestre, cabo e por satélite. Além disso, o serviço considerará não somente o conteúdo ao vivo, mas também o gravado. Segundo a GfK, outras demandas atuais e futuras poderão ser atendidas, já que o monitoramento será feito de forma individual, contando o número de espectadores em cada domicílio.

O serviço inclui resultados em tempo real em todas as cidades monitoradas e relatórios consolidados de um dia para o outro.

O contrato, de mais de US$ 100 milhões, tem validade de cinco anos, com o potencial de ampliação do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes.

Os painéis de medição serão instalados em 6 mil domicílios em 15 cidades brasileiras, conforme a tabela abaixo: 

Região

Número de domicílios

São Paulo

1,6 mil

Rio de Janeiro

920

Belo Horizonte

390

Salvador

290

Recife

290

Fortaleza

240

Porto Alegre

330

Curitiba

300

Distrito Federal

300

Campinas/SP

220

Goiânia

220

Vitória

220

Belém

220

Manaus

220

Florianópolis

240

Total

6 mil

 Com a expansão de seus negócios no Brasil, a GfK contratará cerca de 100 funcionários para o projeto de medição de audiência. A empresa está presente no país desde 2002 na área de pesquisa de mercado e, atualmente, emprega cerca de 300 pessoas.

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