AIC promove palestras gratuitas com os diretores Halder Gomes e Neville D'Almeida e o ator José Dumont

A Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC), evento que abre o ano letivo da escola e do Filmworks – o curso técnico em direção cinematográfica – chega à 16ª edição. Com o tema Arte em Tempos de Crise, a semana de palestras, que acontece de 23 a 25 de março (sempre às 19h), este ano será transmitida ao vivo pelo YouTube da AIC.

Os convidados são os cineastas Halder Gomes (na foto principal), Neville D'Almeida e o ator José Dumont. A mediação será feita pelo professor e crítico de cinema Filippo Pitanga. 

No dia 23, terça, é a vez de Halder Gomes, que é diretor, produtor e roteirista de diversos filmes. Entre eles, "The Morgue" (EUA), "As Mães de Chico Xavier", "Cine Holliúdy", "O Shaolin do Sertão" e "Cine Holliúdy 2". Atualmente, está filmando a segunda temporada da série "Cine Holliúdy", da Globo. 

No dia 24, quarta, o convidado é José Dumont. Em 1980, o ator teve sua primeira consagração nas telonas ao interpretar Ceará em "Gaijin – Os Caminhos da Liberdade", garantindo o Kikito de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado. Dumont já conquistou prêmios no Festival de Brasília como Melhor Ator nos papéis de Deraldo e Severino em "O Homem que Virou Suco"; Olímpico em "A Hora da Estrela" e como Lineu em "Kenoma". Foi premiado em vários festivais nacionais e internacionais ao longo da sua longeva carreira. Também participou novelas e séries da TV Globo, como "Onde Nascem os Fortes" e "Segunda Chamada". Atualmente, está na série "Cidade Invisível", da Netflix, e gravando a novela "Nos Tempos do Imperador", da Globo.

Por fim, no dia 25, quinta, o papo é com Neville D'Almeida, ator, escritor, diretor de cinema, roteirista, fotógrafo, artista plástico e multimídia. Neville teve diversos filmes censurados no período da Ditadura Militar. Foi recordista de bilheteria por três décadas pelo filme "A Dama do Lotação", com Sônia Braga, onde dirigiu e escreveu o roteiro junto com o dramaturgo Nelson Rodrigues. Em 1966, dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem premiado "O Bem Aventurado". Neville foi diretor de mais de 17 longas-metragens, 150 curtas, além de médias, documentários e séries.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui