17º Festival Visões Periféricas acontece em março, com formato híbrido e gratuito para todo o Brasil 

“Mais um dia Zona Norte”, de Allan Ribeiro, será exibido na noite de cerimônia e sessão de premiação do Festival (Foto: Divulgação)

O Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A 17ª edição do festival acontece entre os dias 20 e 26 de março, com formato presencial e online e gratuito para todo o Brasil. Além da exibição presencial de 20 a 24 de março, serão exibidos no site do Visões Periféricas, nos dias 25 e 26, apenas as Mostras Fronteiras Imaginárias, Panorâmica e Visorama. Nestes dois dias, a competição será online, com votação do público. A edição deste ano acontece no Estação Net Rio, Estação Net Botafogo e CineCarioca Nova Brasília.

Pela primeira vez, oItaú Cultural irá entregar o Prêmio Itaú Cultural Play. A premiação será concedida a um dos 14 filmes de curtas-metragens de realizadores brasileiros independentes, que integram a mostra competitiva Fronteiras Imaginárias. O vencedor receberá um valor pelo licenciamento da exibição do filme na plataforma Itaú Cultural Play por 24 meses.

Mostras de filmes 

O festival este ano exibirá 57 filmes de longas, médias e curtas-metragens, distribuídos nas seguintes Mostras: Fronteiras Imaginárias, com filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema, com filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica, com filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa-metragens); Visorama, com filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio e/ou projetos do terceiro setor; Mostra Homenagem e Mostra Itaú Cultural Play, além dos longas de abertura e de encerramento do festival. As sessões presenciais das mostras competitivas no Estação Net Botafogo contarão com debates com os realizadores após a sessão. A programação completa está disponível no site do evento

Os filmes das Mostras competitivas serão avaliados por um júri técnico e serão premiados com troféu, prestação de serviços na área de produção e pós-produção e bolsas de estudos em cursos de audiovisual. O filme com mais votação online por parte do público em cada mostra competitiva também será premiado.

Visões Lab 

Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab: laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes selecionados em 2024 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto e os vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço. Participarão da banca de pitching os players Elo Studios, Canal Brasil, Cardume, Prime Box Brasil, Têm Dendê Produções e Vitrine Filmes. 

A idealização do festival é de Marcio Blanco. A curadoria é de Quézia Lopes e Wilq Vicente (Mostras Fronteiras Imaginárias e Itaú Cultural Play),  Lukas Nascimento e Marco Antônio (Mostras Cinema da Gema e Visorama) e de Marcio Blanco, Rosa Miranda e Alberto Guarani (Mostra Panorâmica).  A iniciativa tem patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Rouanet, RioFilme e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Paulo Gustavo. O Festival conta com apoio do Projeto Paradiso Multiplica; Itaú Cultural Play, Estação Net e CineCarioca Nova Brasília. O evento é associado ao Fórum dos Festivais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui