Druzina Content apresenta 12 longas ficcionais e quatro documentários no Festival de Cannes 

Luciana Druzina, CEO da Druzina Content (Foto: Divulgação)

A produtora Druzina Content desembarcou mais uma vez no Festival do Cannes e em seu braço comercial, o Marché du Film, com uma série de novidades e lançamentos. São 12 longas ficcionais e quatro documentários a serem apresentados no evento, que vai até o dia 27 de maio, na França. 

Além disso, a Druzina integra a delegação de empresas audiovisuais brasileiras formada pela Cinema do Brasil para o festival. O grupo tem um stand que pode ser utilizado pelos associados para reuniões com seus contatos. Uma das novidades mais importantes desta edição do Marché du Film é a fundação do Fantastic Pavilliom, um centro de negócios exclusivamente dedicado ao avanço do setor de cinema de gênero, e a Druzina Content é uma das empresas parceiras que fazem parte da comunidade deste mercado, e estará apresentando diversos títulos no universo de gênero, fantasia e sci-fi.

Entre eles, os projetos de ficção científica como "Trabalho Fantasma", de Fábio Baldo, que foi recentemente premiado para seu financiamento na Chamada Novos Realizadores do Fundo Setorial, e "Três Tempos", novo projeto de longa-metragem de Bruno Bini, mesmo diretor de "Loop", filme sci-fi que Druzina também é coprodutora junto com a Plano B. Além da franquia "Contos do Amanhã", uma coprodução Druzina Content e Bactéria Filmes, o projeto "Contos do Amanhã: Através do Espelho", de Pedro Marques, é um longa de ficção científica, continuação do filme "Contos do Amanhã", de 2021. No Marché du Film, a produtora divulga a novidade: "Contos do Amanhã" vai virar série, após ser contemplado na chamada pública BRDE/FSA PRODUÇÃO TV-VOD 2022. Contos do Amanhã: Prelúdio de uma Revolução terá oito episódios de 50 minutos.

Neste semestre, a Druzina iniciou a produção dos filmes "Diga Me Adeus", documentário sobre cuidados paliativos em coprodução com a Lazuli Filmes, e dos longas-metragens em animação "Jardim da Rua 13" e "Jardim da Rua 8", dirigidos por Daniela Israel e Viviane Juguero. Já para o segundo semestre está previsto o início das gravações da comédia "Nem Lá, Nem Cá", longa-metragem dirigido por Tatiana Nequete em coprodução da Druzina com a Bactéria Filmes, e "Ziriguidum", nova produção de Lisandro Santos, que dirigiu o drama policial "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini, da Plano B. Os infantis também estão nesta lista, com "Marchas das Rosas" e "Lupita na Cidade de Gente Grande", dois longas de animação em coprodução com a Petit Fabrik. 

Entre os destaques apresentados pela produtora está "Exu e o Universo" ("È?ù and the Universe"), um documentário de Thiago Zanato filmado no Brasil, Nigéria, Espanha e Eslovênia. O filme aborda a descolonização do pensamento e a influência do povo iorubá na diáspora. O longa, uma coprodução da Druzina Content e Livres Filmes, traz no enredo a história de um nigeriano e sua comunidade que, no Brasil, lutam para provar que Exu não é o Diabo. O filme terá exibição no dia 22 de maio, no market screening do Marché du Film. 

A questão de gênero e do protagonismo feminino fazem parte do tema de diversos projetos da Druzina Content. O documentário "Game Girls", por exemplo, ressalta o protagonismo feminino dentro e fora das telas. Dirigido por Saskia Sá, em uma coprodução entre a Druzina e a Horizonte Líquido, o longa-metragem tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano e também será apresentado em Cannes. Com foco no público adolescente, o filme combina animação com imagens reais e mostra o universo dos games com depoimentos de mulheres de diversas partes do mundo. A produção, que também contou com uma equipe técnica composta em sua maioria por mulheres, tem um projeto visual que simula o ambiente virtual de gameplay. Quem conduz a obra é uma personagem chamada Mega, uma transumana que vive no metaverso, retratada em animação, e que interage com as entrevistadas. 

Para participação no mercado, a Druzina Content conta com o apoio da Cinema do Brasil, Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional implementado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex -Brasil). O objetivo do programa é aumentar a participação da indústria cinematográfica nacional no mercado externo, fornecendo incentivo para coproduções, distribuição e troca de filmes com vários países. 

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