Pressão do governo faz Hélio Doyle pedir demissão da presidência da EBC

Por meio de sua conta no X (Twitter), Hélio Doyle informou que após descontentamento do ministro da Secom, Paulo Pimenta, sobre um repost que tratava da guerra no Oriente Médio, pediu demissão do cargo de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo a mensagem publicada na rede social, Doyle disse que o ministro Paulo Pimenta manifestou descontentamento por uma repostagem que o ex-presidente da EBC fez sobre o conflito no Oriente Médio.

Pimenta teria dito a Doyle que a repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito. Nesta quarta-feira, 18, o Conselho de Segurança das Nações Unidas rejeitou uma proposta de resolução sugerida pelo governo brasileiro sobre a guerra. O texto foi reprovado porque teve veto dos Estados Unidos, integrante do colegiado com poder de veto.

Ainda por meio de sua conta na rede social, Doyle disse que pediu desculpas a Pimenta, e na ocasião pediu a demissão do cargo da estatal. O repost feito pelo ex-presidente da EBC dizia que os apoiadores de Israel são "idiotas", originalmente publicada pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff.

Em nota, o sindicato dos jornalistas do DF disse que defende um projeto de comunicação pública que passe pela reconstrução do caráter verdadeiramente público da EBC, incluindo retomada de mecanismos de participação social e que espera que o governo escolha a pessoa que sucederá Hélio Doyle à frente da EBC com base nesse projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui