Endemol Shine Brasil desenvolverá licenciamentos para marcas de fora do grupo

Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil (Foto: Divulgação)

Em 2024, a prioridade para a área de licenciamento da Endemol Shine Brasil é clara: a empresa vai destinar seus esforços para "MasterChef Brasil", um dos programas de culinária mais longevos do país, e a animação "Simon's Cat". Além disso, a produtora também abre oportunidade, pela primeira vez, de desenvolver licenciamentos para marcas de fora do grupo. 

Atualmente, a Endemol Shine Brasil já licencia produtos dessas propriedades e de outras também. Já são mais de 300 itens licenciados, como cadernos, camisetas, canecas, mochilas e utensílios de cozinha, entre outros. Entre os próximos lançamentos de "MasterChef Brasil" está uma linha de armazenamento de alimentos com produtos para os mais variados bolsos – o que segue a premissa da marca, que é oferecer a qualidade "MasterChef" para todo o tipo de público e consumidor.

"Simon's Cat", por sua vez, reúne mais de seis milhões de inscritos no YouTube e tem o Instagram da página brasileira gerenciado pela equipe de Digital da Endemol Shine Brasil que, junto ao licenciamento, oferece uma mídia na qual o licenciado tem contato direto com seu público, além das mídias tradicionais em que já anuncia no dia a dia. 

Além de marcas "ever green"- que são trabalhadas sempre -, a Endemol também lida com marcas "in and out", que são projetos pontuais e especiais, como o "The Wall", "Topa ou Não Topa" e "The Masked Singer Brasil", com promoções, campanhas e lançamento de produtos por demanda.

Novo braço de licenciamento 

A produtora também está aberta, pela primeira vez, a trabalhar licenciamento para marcas que não sejam do grupo, atendendo a clientes que estão sem agências, a partir de toda a estrutura e expertise da Endemol Shine Brasil. "Estamos sempre atentos a conseguir fechar negócios de acordo com a marca, com a categoria e com experiências diversas", diz Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil. 

Segundo a executiva, esse novo movimento é possível porque o mercado de licenciamento mudou significativamente nos últimos anos, com mais flexibilidade nos contratos e modelos de negócios. "Isso é reflexo da mudança de comportamento do consumidor, também, que tem acesso a uma gama de variedades muito maior do que antigamente – visto streamings, canais de YouTube e influenciadores digitais. Com isso, as pessoas conseguem ter mais acesso às marcas e aos conteúdos que viram licenciamento. Impulsionar o setor é estar aberto a essas mudanças para fazer cada vez mais negócios de acordo com as oportunidades", analisa. 

Com exclusividade para TELA VIVA, Abreu explicou que, para desenvolver o modelo de negócio para licenciamentos para marcas de fora do grupo, a Endemol Shine Brasil trabalhará como agência de licenciamento, à frente com a equipe comercial, fazendo toda a operação de aprovação de produtos, financeiro, contratos e estratégias com os licenciados. Em relação às marcas com as quais pretendem trabalhar, ela afirmou: "Nosso interesse é procurar por marcas que complementem nosso portfólio, aquelas que não costumamos trabalhar, como por exemplo, as infantis. Sentimos que é hora de abraçar um mercado diferente, algo que ainda não está na nossa carteira de negócios. Como somos uma produtora de audiovisual, temos priorizado segmentos que possuam afinidade com nosso dia a dia. Mas o mercado é tão amplo que sentimos a necessidade de abrir as portas para negócios diferentes e que possam gerar receitas. O segmento infantil ainda lidera o mercado de licenciamento no Brasil. As crianças estão cada vez mais conectadas e buscam por novidades, e a Endemol Shine Brasil percebeu que é hora de se investir em novos conteúdos e licenciar produtos infantis é um dos nossos focos para os próximos dois anos". 

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