Uma pesquisa do Ibope feita na Campus Party apontou que os heavy users da Internet usam outros parâmetros para tomar decisões de compra. Segundo o diretor de inteligência de mercado do Ibope, Marcelo Coutinho, estes consumidores não servem de parâmetro para a maioria dos usuários da Internet, mas apontam uma tendência. Segundo a pesquisa, na hora de decidir uma compra, os heavy users da web dão mais peso a opiniões postadas por consumidores nos sites das lojas, em blogs e nas redes sociais que a publicidade veiculada nas mídias tradicionais. Após a apresentação desses dados, durante o Web Expo Forum, Coutinho questionou a platéia:"Onde está aplicada sua verba publicitária?. As pessoas acreditam mais umas nas outras do que nas corporações, mais nos amigos do que na publicidade", explica o executivo.
Segundo ele, a Web 2.0 deu mais poder ao consumidor e estar nessas plataformas é obrigação das marcas. "Sua empresa está em dúvida se deve ou não ir para a Web 2.0? Ela já está lá! E foram os seus clientes que a colocaram", afirma. Coutinho afirma que não é fácil ter algum controle de como as marcas serão retratadas nas redes sociais. "Não dá pra pagar um blogueiro para falar bem de você", diz. Uma maneira, diz, é garantir que as conversas comecem ou terminem dentro do site da sua marca. "A marca tem que ser o ponto de início da conversação", afirma.
Coutinho diz que o Ibope vem trabalhando em uma metodologia para encontrar "os catalisadores das conversas online", o que ele chama de capital social. A empresa já vem medindo esse capital nos em sites e blogs. "Não conta apenas o números de visitantes, mas o número de posts e a média de comentários", explica. "Não há software que faça isso. É um trabalho árduo, manual".
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