Heavy users de Internet se influenciam menos por propaganda

Uma pesquisa do Ibope feita na Campus Party apontou que os heavy users da Internet usam outros parâmetros para tomar decisões de compra. Segundo o diretor de inteligência de mercado do Ibope, Marcelo Coutinho, estes consumidores não servem de parâmetro para a maioria dos usuários da Internet, mas apontam uma tendência. Segundo a pesquisa, na hora de decidir uma compra, os heavy users da web dão mais peso a opiniões postadas por consumidores nos sites das lojas, em blogs e nas redes sociais que a publicidade veiculada nas mídias tradicionais. Após a apresentação desses dados, durante o Web Expo Forum, Coutinho questionou a platéia:"Onde está aplicada sua verba publicitária?. As pessoas acreditam mais umas nas outras do que nas corporações, mais nos amigos do que na publicidade", explica o executivo.
Segundo ele, a Web 2.0 deu mais poder ao consumidor e estar nessas plataformas é obrigação das marcas. "Sua empresa está em dúvida se deve ou não ir para a Web 2.0? Ela já está lá! E foram os seus clientes que a colocaram", afirma. Coutinho afirma que não é fácil ter algum controle de como as marcas serão retratadas nas redes sociais. "Não dá pra pagar um blogueiro para falar bem de você", diz. Uma maneira, diz, é garantir que as conversas comecem ou terminem dentro do site da sua marca. "A marca tem que ser o ponto de início da conversação", afirma.
Coutinho diz que o Ibope vem trabalhando em uma metodologia para encontrar "os catalisadores das conversas online", o que ele chama de capital social. A empresa já vem medindo esse capital nos em sites e blogs. "Não conta apenas o números de visitantes, mas o número de posts e a média de comentários", explica. "Não há software que faça isso. É um trabalho árduo, manual".

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