"3 Refeições", de Maria Maia, é um dos selecionados para o 13º Los Angeles Brazilian Film Festival

O filme "3 Refeições", da cineasta brasiliense Maria Maia, é o registro documental da ruptura de fronteiras sociais e econômicas de 36 milhões de miseráveis brasileiros. O título está concorrendo ao prêmio de Melhor Longa-Metragem no Los Angeles Film Festival (LABRFF), que será realizado de forma online, entre 21 e 25 de outubro, na plataforma Filmocracy.

Guiado através das figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário parte da "Caravana da Cidadania Contra a Fome – Viagem ao Brasil Real", realizada em 1993, quando o ex-presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.

O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em "Os Sertões" e onde Glauber Rocha filmou "Deus e o Diabo na Terra do Sol". Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios com o povo e em conversas ao pé do ouvido, onde ele, segundo a diretora, escutava as demandas do sertão.

"3 Refeições" percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no país, a partir de 2003, entrevistando personalidades que sobressaíram nessa luta, entre eles João Pedro Stédile, Patrus Ananias, Tereza Campello, Maria Laura, Tereza Cruvinel, Maria Coeli, Samuel Pinheiro Guimarães e Concita Maia.

Além dele, concorrem ainda os títulos "Piedade", de Claudio Assis; "Lima Barreto", de Luiz Antonio Pilar; "A Queda", de Diego Rocha; "Detour", de Arthur Lins; "A Batalha de Shangri-lá", de Severino Neto e Rafael Carvalho; "King Kong en Assunción", de Camilo Cavalcante; "Loop", de Bruno Bini; "Acqua Movie", de Lírio Ferreira; "Sea Whithin", de Dainara Toffoli; e "EAS – Anti Sequestro", de Marcos Dartagnan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui