A 7ª edição do Festival de Petrópolis começa nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, e vai levar para a cidade uma programação de filmes, eventos e palestras voltadas ao universo audiovisual. O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de outubro, no Palácio Quitandinha. A programação completa pode ser conferida pelo perfil no Instagram.
O filme "A Viagem de Pedro", protagonizado por Cauã Reymond e dirigido por Laís Bodanzky, vai abrir o festival nesta quarta, 19, às 19h. O longa faz parte da Mostra Panorama Brasil e traz um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã Reymond) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção para um momento determinante de sua trajetória.
"Neste ano, o nosso tema será os 200 anos da Independência do Brasil e estamos focados em trazer para a cidade um evento incrível, recheado de filmes inéditos e uma programação muito bacana para os amantes de cinema. Temos um carinho enorme por Petrópolis, pelo Brasil e pelo nosso audiovisual e a edição deste ano foi preparada com muita dedicação e profissionalismo. Como convidados, teremos presença ilustres, como Johnny Massaro, Dani Suzuki, Nelson Freitas, Oscar Magrini, entre outros", afirmam Luciana Pacheco e Daniela Monteiro, diretoras do evento.
Na quinta, 20, às 20h30, o público terá a chance de assistir "Lima Barreto, ao Terceiro Dia", longa protagonizado por Luis Miranda e dirigido por Luiz Antônio Pilar. A produção aborda os três últimos dias da última internação do escritor Lima Barreto em um manicômio, no Rio de Janeiro. Misturando o tempo passado com presente e realidade com fantasia, questões sociopolíticas são trazidas à tona e os questionamentos feitos por Lima se mostram ainda bastante atuais.
Na sexta, 21, o evento exibe "Sistema Bruto", de Gui Pereira, às 20h30. O filme é uma comédia de ação que acompanha Bruna (Bruna Viola) e Rosa (Bruna Altieri), duas amigas que, além de frequentarem os mais badalados bares e festas sertanejas do interior, também são apaixonadas por velocidade e adrenalina.
Fechando a programação de filmes, no sábado, 22, às 20h30, será a vez de "Eike – Tudo ou Nada", protagonizado por Nelson Freitas e dirigido por Andradina Azevedo e Dida Andrade. A produção é baseada no livro homônimo de Malu Gaspar sobre a vida do ex-bilionário Eike Batista. A história começa em 2006, quando a economia brasileira estava um caos por conta do pré-sal. Batista decide criar então a OGX, uma petroleira, que o faz ser o sétimo homem mais rico do mundo, mas depois o leva à falência, tanto em dinheiro quanto poder e prestígio.
Os ingressos para os filmes estão com o valor social de R$10 e podem ser adquiridos online. Todas as produções são inéditas na cidade. Os outros filmes previstos na programação terão exibição gratuita.
Outras atividades
Além da presença de filmes inéditos em Petrópolis, o festival, assim como nos anos anteriores, vai contar com a Mostra Infantil, Mostra Petrópolis e Mostra Documentários, além do Petrópolis Conference, um projeto que traz para a Região Serrana diversos profissionais renomados para debater assuntos atuais e relevantes sobre o mercado de cinema no Brasil. Os painéis serão divididos em quatro assuntos principais – Capacitação, Mercado, Tendências – Viralizou nas Redes Sociais e Experiência – e terão o custo de R$35 por dia. Os ingressos para os painéis também podem ser adquiridos online.
Em 2022, o Festival de Petrópolis também foi responsável por uma ação social inédita na cidade, chamada Capacitando para o Futuro. Em uma parceria entre a AFIPE (Associação Filantrópica de Petrópolis) e o Instituto Connections de Educação, com patrocínio da Certisign, o projeto ofereceu nos últimos meses para diversos alunos da rede pública local um curso de Produção Audiovisual com o professor Ricardo França, Diretor de Televisão, Assessor de Imprensa e Produtor Audiovisual. Os filmes produzidos pelos alunos serão exibidos durante a programação do festival, na sexta, 21, às 13h30.