Filme em realidade virtual aborda sentimentos durante a quarentena

Um grupo de amigos filmou "Sintonia Espacial", um curta-metragem em realidade virtual que discute as conexões e desconexões entre as pessoas durante a pandemia, contemplado no edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.

Produzido pela Rua Netuno Produções, o filme tem direção, roteiro e edição de Zaga Martelletto e J.C. Oliveira e produção executiva de Gabriela Franca.

O filme narra a história de uma ligação de Marcos (Pedro Monteiro) para Clara (Cíntia Rosa) e uma vontade dos dois em saber como o outro está, mas com um certo receio de ficarem sintonizados demais.

O espectador acompanha a narrativa de maneira intimista, com a possibilidade de escolher o tempo todo para onde deseja olhar: de um lado, vê um ângulo de 180° do apartamento de Marcos, do outro, 180° do apartamento de Clara. Esse ponto de vista privilegiado permite que o espectador saiba o que está além do enquadramento da webcam.

A produção se parece com muitas outras realizadas durante a pandemia: filmada de maneira totalmente remota sem que nenhum membro da equipe ou elenco jamais se encontrasse. A pré-produção e os ensaios foram feitos por reuniões virtuais e muitos dos membros da equipe nunca se conheceram antes. Os atores receberam os equipamentos, objetos de arte e figurino em suas casa e toda a direção foi feita por uma videochamada em uma única diária. O grande desafio foi que ninguém conseguia ver a imagem em 360 graus até chegar na ilha de edição.

A experiência estará disponível no Youtube até o dia 20 de Novembro de 2020. Pensado principalmente para ser visto com um óculos de realidade virtual, pode ser assistido em qualquer aparelho de celular ou computador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui