Projeto Curta na Sala de Aula promove oficina de formação audiovisual para professores e educadores

O projeto Curta na Sala de Aula entra na segunda fase e realiza a partir desta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, uma oficina de formação audiovisual para professores e educadores com uma aplicação prática junto a alunos de oito a dez anos de escolas públicas de São Paulo. 

O evento é voltado à aplicação de conteúdos audiovisuais para crianças de oito a dez anos de idade, alunos da rede pública de ensino ou em outros espaços, equipamentos ou projetos públicos de assistência sociocultural. Ele é realizado em uma parceria da Associação Cultural Kinoforum – responsável desde 2001 pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual – e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 

A primeira fase aconteceu de 14 a 18 de fevereiro, com um seminário com foco na abordagem de tópicos relacionados à utilização do formato curta-metragem como ferramenta de trabalho e inclusão em sala de aulas ou em outros espaços e equipamentos culturais públicos. O seminário completo está disponível no YouTube

O resultado final será a publicação doGuia Audiovisual "Curta na Sala de Aula", que vai oferecer diversas possibilidades para o desenvolvimento de formas de se trabalhar com a linguagem audiovisual, incluindo também dicas e estratégias para potencializar o desempenho de um educador nas aulas online. 

Oficina de Formação Audiovisual para Educadores 

De 21 a 25 de fevereiro está agendada a Oficina de Formação Audiovisual para Educadores. Participam professores e educadores, que terão contato com aplicativos de gravação e edição para celular, utilizarão acessórios que possam ajudar na produção audiovisual online e experimentarão opções de linguagem – como enquadramento, ângulos de filmagem e movimentos de câmera. O objetivo é capacitá-los para futura aplicação, junto a alunos de oito a dez anos, de uma primeira versão do Guia Digital "Curta na Sala de Aula". O evento é online, gratuito e aberto a todos. 

Aplicação em Espaços ou Equipamentos Públicos 

A partir de 14 de março, educadores e professores selecionados entre os participantes da Oficina de Formação Audiovisual irão aplicar a primeira versão do Guia Audiovisual "Curta na Sala de Aula". As turmas de alunos serão de grupos indicados por escolas, espaços ou equipamentos públicos da cidade de São Paulo. 

A equipe pedagógica do projeto vai acompanhar as aulas online e o desenvolvimento das oficinas para observar como o Guia funciona na prática. Durante esse período de aplicação, o conteúdo da publicação será revisado e avaliado pelos educadores e educadores, assim como pelos alunos. 

Guia Audiovisual "Curta na Sala de Aula"

A ser publicado ao final do projeto, o Guia Audiovisual "Curta na Sala de Aula" focalizará o uso de ferramentas de linguagem audiovisual para formatos online e presencial. Ele poderá ser aplicado, sempre de maneira lúdica, em diversas escolas públicas, equipamentos ou projetos de assistência socioculturais, tendo o potencial de aproximar de forma significativa a linguagem audiovisual de milhares de crianças da cidade de São Paulo.

As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual configuram uma iniciativa pioneira. Criado em 2001 pela Associação Cultural Kinoforum, o projeto já possibilitou a 2.062 jovens de 18 a 25 anos o acesso à realização fílmica. No total, foram 90 oficinas realizadas, com 36 bairros e 13 cidades atingidas. No período, foram produzidos 322 filmes nas oficinas regulares, além 25 títulos nas oficinas infanto-juvenis e outras duas produções frutos de parcerias internacionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui