Com streaming e CTV, publicidade encontra desafios de tecnologia, conteúdo e modelos de negócio

Grade de canais Soul TV (Foto: Divulgação)

A chegada de novas plataformas e modelos de negócio dentro do mercado de conteúdo audiovisual tem revolucionado os formatos possíveis de publicidade, bem como seus meios de comercialização. Nesse caminho, despontam empresas como a Magnite, que lançou em fevereiro de 2023 a Magnite Streaming, plataforma de venda de publicidade que combina avançados recursos tecnológicos das plataformas Magnite CTV e SpotX, e a Soul TV, plataforma gratuita e interativa de canais de TV

"O lançamento de nossa plataforma de streaming foi bem recebido por nossos clientes. Ela reúne tecnologia e ferramentas de ponta projetadas especificamente para vídeo CTV e OTT das plataformas SpotX e Telaria herdadas, bem como novos recursos para torná-la uma plataforma robusta de monetização de vídeo. Nossos clientes que estão usando o Magnite Streaming em conjunto com o servidor de anúncios em vídeo SpringServe que adquirimos em 2021 também estão obtendo ótimos resultados. O Magnite Streaming também tem recursos para oferecer suporte a clientes de streaming com inventário em aplicativos móveis, o que é importante aqui na América Latina", contou Rafael Pallarés, diretor geral LATAM na Magnite, em entrevista para TELA VIVA. 

Ricardo Godoy, CEO e fundador da Soul TV, também comemorou resultados positivos. "Tivemos um crescimento de 500% com 170 canais e quase 300 mil usuários, que promoveram 35 milhões de interações e nossa audiência teve um crescimento de 195,46%, com mais de 16 milhões de telespectadores recorrentes. Nosso foco é a inclusão digital totalmente gratuita para o usuário final e, por conta disso, temos várias modalidades de remuneração no ecossistema da plataforma, como o T-COMMERCE, publicidade e outros produtos que estão sendo desenvolvidos", detalhou. 

Pallarés ressaltou: "A CTV continua a ser uma parte crescente de nossos negócios, conforme evidenciado pelo crescimento de 10% na receita de CTV ano a ano que vimos no primeiro trimestre de 2023". O executivo pontuou como, nos últimos anos, os consumidores têm cada vez mais voltado sua atenção para o streaming de TV. "Recentemente, conduzimos uma pesquisa nos Estados Unidos que mostrou que os espectadores ainda estão abandonando os métodos tradicionais de assistir TV em favor do streaming. Novos serviços estão entrando no mercado e o público tem mais opções em termos do que assistir", analisou. "Os consumidores geralmente entendem a troca de valor de assistir a anúncios em troca de acesso gratuito ou a preço reduzido ao conteúdo. Isso é impulsionado ainda mais pela incerteza econômica e pelo desejo de manter os custos mensais baixos. Serviços de streaming suportados por anúncios, como FASTs, já são populares no Brasil", completou. 

"Para nós, o futuro da TV é a convergência dos meios com interatividade e inteligência artificial regidos pela lógica digital", afirma Ricardo Godoy, CEO e fundador da Soul TV

Desafios de tecnologia, conteúdo e modelos de negócio 

O streaming e a TV conectada abriram novas e relevantes janelas para o mercado publicitário. Para Godoy, "a tecnologia evolui primeiro e o mercado vai se adaptando aos poucos, gerando novos hábitos e novas oportunidades de negócios". 

Já Pallarés apontou algumas questões sensíveis ao cenário atual: "O celular tem sido o principal dispositivo que os brasileiros usam há muito tempo para acessar a internet, diferente de mercados de streaming de TV mais maduros, como os EUA. Mas o Brasil está rapidamente fechando a lacuna à medida que as smart TVs ganham adoção rapidamente – o número de televisores inteligentes ultrapassou os computadores pessoais em 2021. Embora não seja necessariamente um gargalo, as empresas de streaming precisam ter uma estratégia móvel além da CTV para esse mercado. Além disso, as tecnologias de segmentação e medição devem evoluir para que os anunciantes possam avaliar melhor os resultados, especialmente quando estão adicionando streaming a campanhas de TV a investimentos em TV linear. Tudo isso dito, os compradores devem ser encorajados a testar e adicionar streaming de TV aos seus planos. Apesar das limitações atuais, existem muitas novas possibilidades, como dados ACR – reconhecimento automatizado de conteúdo – que trazem informações valiosas sobre campanhas de TV como nunca antes". 

O executivo enfatizou ainda que é importante buscar um alcance incremental investindo tanto na TV tradicional quanto na TV por streaming – se o público estiver assistindo a ambos ou se eles só puderem ser totalmente alcançados por meio de ambos os meios. "O streaming de TV amplia o alcance e entrega os anúncios de forma consistente ao público que é usuário 'leve' da TV tradicional ou que abandonou totalmente a TV tradicional. O público mais jovem tende a se concentrar nesses grupos. Dito isso, as tendências mostram que cada vez mais brasileiros assistem à TV por meio de streaming, por isso será mais imperativo que os anunciantes apareçam neste ambiente", concluiu. 

Godoy resumiu: "São vários desafios de tecnologia e de conteúdo mas, principalmente, de modelo de negócio. Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Acredito que é um processo de evolução onde os gargalos serão resolvidos. Para nós da Soul TV o futuro da TV é a convergência dos meios com interatividade e inteligência artificial regidos pela lógica digital". 

"A TV ao vivo é uma experiência única e envolvente e, quando aliada à eficiência da compra programática, pode apresentar novas oportunidades para proprietários de mídia e anunciantes", diz Rafael Palláres, diretor geral LATAM na Magnite

TV ao vivo no streaming como oportunidade 

Olhando para o futuro, Pallarés apontou alguns caminhos e tendências. Para o executivo, à medida em que mais audiências e conteúdos estiverem disponíveis em plataformas de streaming, a TV ao vivo – principalmente a programação de esporte – atrairá espectadores e anunciantes. "A TV ao vivo é uma experiência única e envolvente e, quando aliada à eficiência da compra programática, pode apresentar novas oportunidades para proprietários de mídia e anunciantes", destacou. "A resposta de muitos proprietários de mídia tem sido vender conteúdo ao vivo por meio de canais diretos, permitindo a exibição apenas de anunciantes e anúncios aprovados. Embora isso resolva algumas preocupações relacionadas a tempos limite e atrasos, limita a receita que os editores podem gerar e limita as oportunidades para os anunciantes", alertou. 

Nesse sentido, ele falou sobre um desenvolvimento da Magnite, o Live Stream Acceleration (LSA), uma tecnologia projetada para ajudar os editores de streaming a otimizar seu inventário ao vivo programaticamente. "A Magnite desenvolveu o LSA para melhorar o tempo limite e o tempo de resposta do anúncio, ajudando assim os editores a otimizar a quantidade de tempo de intervalo do anúncio que eles precisam para monetizar. À medida que o streaming amadurece no Brasil, veremos mais inovações como essa se firmarem e transformarem a indústria de publicidade na TV", concluiu. 

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