ABTU firma parcerias internacionais no Fórum Brasileiro de Televisão Universitária

Na abertura do XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária e do III Encontro de Televisões Universitárias Ibero-Americanas, realizada na quarta-feira, 21, no auditório da UNIFOR, em Fortaleza. O presidente da ABTU professor Dr. Fernando Moreira, assinou três parcerias. Duas delas internacionais.

Por meio do acordo firmado entre a ABTU e a Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), foi criado o canal de Televisão Universitária Brasileira – TUB. Em princípio o canal estará disponível somente na plataforma de Web TV da ATEI (NCI) e contará com o conteúdo produzido pelas associadas da ABTU que fazem parte da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU), em um segundo momento esse deverá conquistar um espaço também no espectro da TV por satélite no Brasil.

A ATEI é uma iniciativa da cúpula dos chefes de estado e de governo de 21 países da Ibero-América. Os conteúdos que estarão disponíveis no TUB também poderão ser incluídos em canais próprios da ATEI e fazer parte dos programas da NCI e poderão ser utilizados pelo recém lançado Canal Ibero-americano.

Com o Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina, a ABTU firmou um acordo de cooperação para promover o fortalecimento Rede Nacional Audiovisual Universitária (RENAU) da Argentina e da RITU. Por meio desta parceria serão desenvolvidas ações para impulsionar e desenvolver ambas as redes, bem como serão desenvolvidas coproduções de conteúdo, pesquisa e capacitação.

Já a terceira parceria firmada na cerimônia de abertura, foi com a Associação de Comunicação e Educativa Roquette Pinto (ACERP), com os objetivos de desenvolver e compartilhar conteúdos, promover ações de formação no campo de ensino pesquisa, extensão e formação profissional, universalizar a acessibilidade dos conteúdos, desenvolver novas tecnologias para comunicação educativa, fortalecer os valores de equidade e diversidade na comunicação pública. É importante ressaltar que a operação do Canal da Educação do Ministério da Educação deverá estar a cargo da ACERP e esse acordo se estende também nessa possibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui