Animação brasileira "Ba Da Bean" está disponível no discovery+

Um brotinho de feijão, daqueles que são plantados em um copinho de papel, se aventura na sala de artes e fica empolgado para aprender tudo sobre o mundo da arte. Essa é a história de "Ba Da Bean", animação original feita em parceria entre as produtoras Chatrone e Birdo, para o Discovery Kids, que foi lançada na plataforma discovery+. A primeira temporada da série tem 52 episódios de 11 minutos cada, que serão disponibilizados no ambiente Discovery Kids da plataforma. 

"Ba Da Bean" marca a primeira parceria entre as empresas Chatrone ("Festa no Céu", "Gaby Estrella" e "Juacas") e Birdo ("Oswaldo", "Ninjin", "Cupcake e Dino"). As duas produtoras possuem larga experiência no mercado global e "Ba Da Bean" surgiu do desejo em realizar um trabalho em conjunto. O projeto teve início na Birdo, criado por Pedro Eboli, e tão logo a Chatrone conheceu o projeto foi iniciada a coprodução. 

Rodrigo Olaio, produtor executivo, explica que "a parceria com o Discovery foi pensada desde o início, pelo sucesso que o Discovery Kids tinha com o público da série, pela linha editorial, pelo crescimento que víamos do canal no mercado global, entre muitas outras características. O Discovery entrou no projeto pelas mãos do Adriano Schmid, diretor de produção sênior do Discovery Kids, e desenvolvemos durante mais de dois anos antes de entrarmos em produção. Foram quase cinco anos de desenvolvimento e desde o princípio tivemos, nós e o canal, muita clareza da série que queríamos fazer. Isso nos trouxe muita união e ajudou a guiar o time grande de 'Ba Da Bean' para fazer a linda série que todos podem acompanhar agora".

Nesta nova animação infantil, o brotinho de feijão Bean nasce num copinho de algodão a partir de uma experiência científica e migra para a colorida sala de artes para viver diversas aventuras com seus amigos e vizinhos. Eles interagem no Mesão, lugar povoado por materiais de arte, desenhos, músicas, massinhas, brinquedos e todo tipo de materiais. Entre os amigos de Bean, se destacam a Cosa, uma massinha cheia de energia e muito flexível; York, um ovo artista, perfeccionista e dramático; Kami, uma origami sábia, apaixonada por livros; Oodle, um desenho de papel que personifica a criatividade; e as Gêmeas, as irmãs mais descoladas da sala de arte que sabem tudo sobre tendências.

A concepção dos personagens foi inspirada na diversidade de personalidades e as distintas formas de se relacionar com a arte. "O Bean representa o nosso ponto de vista de artista e cada um dos seus amigos representa um instinto diferente provocado pelo contato com a arte. Bean fica admirado com a liberdade criativa da Cosa, com a análise crítica do York, a selvageria criativa do Oodle, o conhecimento e técnica da Kami, a tendência fashionista das Gêmeas, e assim construímos o universo do 'Ba Da Bean'. No fim das contas, a série não é sobre arte da perspectiva de um adulto, mas da criança. Então, não existe certo e errado, bonito ou feio, mas sim como estamos nos sentindo em fazer ou apreciar a arte", conta Carina Schulze, uma das criadoras da série.

A equipe envolvida na produção conta com mais de 150 profissionais, entre produtores, diretores, artistas, animadores, atores e técnicos. Segundo Luciana Eguti, produtora executiva, "o 'Ba Da Bean' foi um grande desafio de produção. Para essa primeira temporada tínhamos 572 minutos de animação para produzir, além de bastante material de suporte, tudo isso em inglês e português, e com uma qualidade estética e de conteúdo impecável. Por isso montamos um time específico para o projeto, com profissionais no Brasil, México e Estados Unidos". 

A produção tomou vários cuidados no desenvolvimento de uma animação infantil. Contou com um time multidisciplinar em vários departamentos diferentes, com a consultoria de especialistas em arte-educação para crianças e todos os envolvidos nas etapas iniciais do projeto participaram de um summit de duas semanas. "Tivemos aulas de história da arte, visitamos museus, escolas, fomos colocados numa sala de aula de educação infantil e tivemos aulas de arte – muito divertidas por sinal. Debatíamos os episódios em diversas etapas garantindo que sempre tivéssemos um tema acessível ao público", explica Paulo Muppet, produtor executivo da animação. 

"Esse processo nos trouxe a conexão necessária com essa visão infantil da arte. Depois tivemos ajuda da nossa consultora de arte fixa do projeto, a Claudia El Bayeh Dehé, que nos guiou do começo ao fim fazendo apontamentos que nos aproximasse ao conceito de arte para uma criança e nos ensinou conceitos modernos de arte-educação. E o experiente time da Discovery analisou cada episódio nos ajudando a encontrar a melhor forma dos personagens se relacionarem, e a construir um conteúdo muito divertido", conta. 

A série é uma coprodução Chatrone e Birdo para o Discovery Kids, criada por Carina Schulze e Pedro Eboli. Adriano Schmid e Flávia Luz são os supervisores de produção por parte da Discovery, Inc. Aaron Berger, Carina Schulze, Luciana Eguti, Paulo Muppet e Rodrigo Olaio são os produtores executivos para as produtoras Birdo e Chatrone. A série também foi dirigida por Antonio Linhares, Camila Bremer e Gabriel Franklin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui