ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual anuncia vencedores de sua 5ª edição

O ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual anuncia os vencedores de sua quinta edição, realizada em formato virtual de 16 a 21 de março. A ficção "Menina Seta" (foto) e o documentário "À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente" foram premiados na mostra competitiva de curtas-metragens. No concurso de curtas-metragens, "Vida Boneca" foi eleito o Melhor Roteiro. E, no laboratório de projetos de séries, "Calendário de Letícia" foi escolhido o Melhor Pitching. 

Contemplado em edital da Lei Aldir Blanc, que estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia, o ROTA ofereceu este ano premiação em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, aos melhores projetos eleitos pelo Júri Oficial. 

O público de casa também participou escolhendo seus favoritos em duas competições. Na mostra competitiva de curtas, o Júri Popular elegeu Juliane Arguello, Gabriela Neves e André Madrini por "Santonino" como Melhor Roteiro de Ficção e Clara Henriques, Erick Cindra e Luiza França por "Quarta: Dia de Jogo" como Melhor Roteiro de Documentário. Já no laboratório de projetos de séries, o Júri Popular escolheu Bruna Coutt e Bruno Sinnhofer de "O Segredo de Agnes" como melhor Pitching. 

Os ganhadores receberam, ainda, prêmios oferecidos pelos parceiros do festival: ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, Cabíria Festival, Cardume, Kinobox, Rede Sina, Academia Internacional de Cinema (AIC), Serie_Lab, Peripécia – Núcleo de Roteiro, Zordon e Roteiraria. A quinta edição do ROTA também conta com a parceria de Fade to Black Festival, Gedar – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas, Imprensa Mahon, Primeiro Tratamento Podcast e Saturnema Filmes.

Idealizado em 2017 por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo, o ROTA vem se consagrando como um espaço de congregação entre profissionais e o mercado audiovisual. Com programação totalmente gratuita, o evento contou, este ano, com convidados como Fabio Porchat (Porta dos Fundos), Thiago Dottori ("Turma da Mônica – Laços"), Mirna Nogueira ("Cidade Invisível") e Melanie Dimantas ("O Escaravelho do Diabo"), roteirista homenageada da edição.

Nesses cinco anos dedicados à valorização da profissão de roteirista, o interesse pelo festival vem aumentando significativamente: o número de inscritos saltou de quase 200 em 2017 para 1.737 em 2021 (com exceção do seminário), um recorde em todas as linhas de ação do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui