Com produção da TvZero e da SeuFilme, direção e roteiro de Daniel Gonçalves ("Meu Nome é Daniel"), o documentário "Assexybilidade" terá première mundial em julho, no Outfest Los Angeles, um dos festivais LGBTQIAP+ mais relevantes do mundo. Coprodução Globo Filmes, GloboNews, Globoplay e RioFilme, o longa busca desmistificar tabus como sexo e sexualidade a partir de relatos de pessoas com deficiência.
O filme também aborda questões como capacitismo, a luta diária contra a invisibilidade e a ideia preconceituosa de que pessoas com deficiência não sentem desejo ou não são desejadas como as demais.
Além dos entrevistados e do próprio diretor, que tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta a coordenação motora, a equipe do longa também é formada por algumas pessoas com deficiência, como a pesquisadora Nathália Santos, a fotógrafa Gabriela Bagrichevsky e o músico Jonas Sá.
"Assexybilidade" passou por laboratórios de desenvolvimento no Brasil e no exterior, como o American Film Showcase, em Los Angeles; o Nuevas Miradas, em Cuba; o Brasil CineMundi, em Belo Horizonte; e o DocsMX, no México. O documentário também foi selecionado pelo Good Pitch Brasil 2022 como parte integrante do Edital Documentários Transformam, uma correalização da Fundação CSN e DOCSP.
O longa está começando sua carreira em Festivais em 2023 e tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2024. O filme também contou com investimentos advindos do Fundo Setorial do Audiovisual.