Tecna lança prêmio inédito no Festival de Cinema de Gramado

O Tecna, Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza a primeira edição de um prêmio que leva seu nome durante o 47º Festival de Cinema de Gramado. O Centro, que é um dos empreendimentos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vai premiar vencedores nas categorias de "Melhor Longa-Metragem Gaúcho" e "Melhor Longa-Metragem Nacional", além de ter participado em categorias do concurso do braço do mercado do evento, o Gramado Film Market.

Os premiados, que serão anunciados neste sábado, dia 24 de agosto, durante a entrega dos Kikitos no Palácio dos Festivais, em Gramado, terão acesso à infraestrutura e serviços do Tecna gratuitamente, por termo determinado. No Festival de Cinema de Gramado, o Tecna também participa colaborando com a curadoria das atividades Hub Universidades e também no Gramado Film Market.

"A parceria entre o Tecna/PUCRS e o Festival de Cinema de Gramado começou há três anos e sempre contribuiu para o estabelecimento de relações com agentes de mercado e das universidades. Em 2019, o Centro realizou a curadoria do conteúdo pautado no Gramado Film Market, o espaço de mercado do Festival, bem como desenvolveu o relacionamento com os convidados e painelistas. Dentro desta programação, o Tecna atuou também nas propostas das atividades do Hub Universidades, realizando o II Forcine Sul (encontro das escolas de cinema e audiovisual da região Sul do Brasil), o fórum dos estudantes e uma mostra universitária.", contou, em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Aletéia Selonk, coordenadora do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna) da PUCRS.

No segundo semestre deste ano, o Tecna inaugura novos ambientes, agregando à sua estrutura um estúdio de mixagem de som para cinema com certificação internacional; um laboratório de animação, jogos e efeitos visuais; salas de finalização de imagem; e mais dois estúdios de cinema e TV, com áreas de apoio como camarins, marcenaria, pintura, salas de produção e espaço de catering profissional. A ampliação permitirá uma estrutura completa para a produção de filmes e séries de televisão, além do desenvolvimento de jogos digitais. Segundo a coordenadora, o Prêmio Tecna/PUCRS no Festival de Gramado surge em razão da conclusão dessa implantação do Centro, prevista para outubro.

"O Festival de Gramado foi a primeira plataforma para este tipo de ação do Tecna e, com certeza, está em nossos planos firmar parcerias em outros eventos do setor no Brasil. O Tecna se baseia na interação entre universidade, poder público, empresas e sociedade, portanto a sua infraestrutura está aberta para uso compartilhado entre estes agentes. Deste modo, atendemos aos agentes de mercado, qualificando os processos e produtos brasileiros, ao mesmo tempo em que atuamos com pesquisa, capacitação e estimulo ao empreendedorismo na área audiovisual e criativa.", conclui Aletéia.

O Tecna está localizado na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui