12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico promove workshops e debates

Em setembro, começa o 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, que oferece uma programação com mostras competitivas, mostras paralelas e atividades de formação, centrada no tema "Assédio Não" e com um olhar 100% de mulheres, contando com 15 curadoras e 45 juradas. Mais uma vez, a Oficina Cultural Oswald de Andrade é parceira do evento e juntos, promovem uma série de workshops ao longo do mês e uma exposição virtual que fica em cartaz até dezembro deste ano.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade faz parte das Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além de gerido pela Poiesis – e com toda a programação gratuita.

Agenda 

Uma série de obras produzidas em várias mídias como texto, vídeo, desenho e áudio sobre relações artísticas e influências que mulheres exercem nas trajetórias umas das outras estará presente em "Cinefantasy – Elas estão comigo", exposição virtual aberta a partir de 1º de setembro, com link que ficará disponível no hotsite +Cultura da Poiesis. A curadoria é de Daniela Távora, bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Cinema pela Universidade da Beira Interior, em Portugal.

Pelo workshop "Elas estão comigo", Távora coordena os encontros, pelo Zoom, nos dias 1º e 3 de setembro, das 19h às 21h, voltados às escolhas estéticas de natureza experimental para facilitar o acesso às artes e aos meios de produção em audiovisual, com foco em produções periféricas. As inscrições seguem abertas até dia 30 de agosto por meio de formulário online

O workshop "Roteiro cinematográfico para curtas-metragens" conta com a coordenação de Carissa Vieira, cineasta e roteirista, e será aplicado via Google Meet. Nos dias 2, 6 e 9 de setembro, segunda e quintas-feiras, das 19h às 21h, o público interessado pode desenvolver técnicas para este tipo de roteiro, com atenção para as particularidades das narrativas e identificar o que é essencial contar. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto, também via formulário online

Já o debate "Assédio no cinema – vamos discutir?" está agendado para o dia 13 de setembro, segunda-feira, entre as 19h e 20h30, pelo Zoom. Com mediação de Flávia Guerra, documentarista, jornalista e mestra em Direção de Documentário e Cinema na Goldsmiths – University of London, as convidadas são: Helena Ignéz, cineasta que dirigiu filmes como "Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha"e homenageada do 12º Cinefantasy; Simone Matos, sócia diretora da Quimera Filmes; e Rosana Alcântara, advogada especializada em regulação do audiovisual, foi diretora na ANCINE (Agência Nacional do Cinema) e colaborou na articulação de leis como a do Fundo Setorial do Audiovisual (Lei 11.437/2006). As inscrições ficam abertas até 9 de setembro. 

Ao apresentar o movimento cultural Afrofuturismo como um viés de reelaboração de imaginários sociais e fantasiosos, o workshop "Afrofuturismo: novas narrativas" mostra quem são as personagens que consolidam o movimento afrofuturista e como é possível pensar essas produções para a construção de novas histórias. Os encontros ocorrem em 14 e 15 de setembro, terça e quarta-feira, a partir das 19h, no Google Meet e com a coordenação de Karolina Desireé filósofa pela Unifesp, produtora da Rede Afrofuturismo Brasil e educadora social. As inscrições estão disponíveis até o dia 12 de setembro. 

No dia 16 de setembro, quinta-feira, das 19h às 20h30, o festival traz o debate "Mulheres no cinema + representatividade", no Zoom. Com inscrições abertas até 10 de setembro, o bate-papo tem mediação de Julia Katharine, diretora, roteirista e atriz em produções como o filme "Tea for Two", vencedor do prêmio Guarani de melhor curta. As convidadas são Sinai Sganzerla, produtora cinematográfica, pesquisadora e realizadora de trilhas sonoras para seus filmes; Kátia Coelho, diretora de fotografia, premiada em festivais nacionais e internacionais e ex-professora de cinematografia na USP; Cristina Amaral, cineasta e montadora de mais de 60 filmes que trabalhou com Carlos Reichenbach, Andrea Tonacci, Ricardo Elias e Edgar Navarro, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui