Investimento em publicidade digital cresce 8% e atinge R$ 35 bilhões em 2023

(Foto: Pixabay)

O investimento em publicidade digital continua a crescer fortemente no Brasil, conforme mostra o estudo Digital AdSpend, feito em parceria pelo IAB Brasil e pela Kantar IBOPE Media. No ano passado, de acordo com o levantamento, o investimento em publicidade digital cresceu 8% em relação a 2022, atingindo o total de R$ 35 bilhões. Foi um desempenho sólido e bem acima da inflação: no ano passado, o índice oficial IPCA teve variação de 4,62%.

A metodologia parte da coleta dos anúncios diretamente nos meios e canais da cobertura da Kantar IBOPE Media, o que permite a análise dos anúncios independentemente de seu modelo de compra – ou seja, o método inclui tanto as campanhas de compra direta quanto as intermediadas por agências.

Conforme as rodadas anteriores da pesquisa mostraram, houve um "boom" da publicidade digital durante a pandemia de Covid-19, que ampliou a utilização do comércio e de serviços online pela população. Entre 2020 e 2021, por exemplo, o salto foi de 23,7%. Vale destacar que o crescimento acumulado da publicidade digital desde 2020 é de 47,6% – neste período, o valor investido subiu de R$ 23,7 bilhões para R$ 35 bilhões.

Foco em dispositivos móveis

Segundo o monitoramento, a maior parte desses anúncios aparece em dispositivos móveis: 74% são direcionados a esses aparelhos, como os smartphones, enquanto 26% são visualizados em desktops. No que se refere ao canal veiculado, 52% dos investimentos estão em redes sociais, 29% em ferramentas de buscas e 19% em publishers e verticais de informação. Em termos de formato, a liderança é dos vídeos (36%), seguidos por imagens (35%) e buscas (29%).

Setores em liderança

Os setores líderes no investimento em mídia digital – comércio, serviços, mídia, financeiro e eletro – concentraram 58% dos investimentos realizados no ano passado, de acordo com a pesquisa. Em alguns segmentos, a maior parte dos investimentos em mídia está concentrada nos meios digitais: em vestuário, por exemplo, 73% da verba publicitária se concentra na web, volume seguido de perto por eletro e informática, com 71% do total, e agropecuária, com 56%.

Pela primeira vez, a pesquisa Digital AdSpend traz um exercício referente à inclusão de dados relativos ao retail media. Embora esse segmento ainda não faça parte do monitoramento de forma oficial, IAB Brasil e Kantar IBOPE Media projetaram qual seria o impacto dos canais de varejo no investimento digital. A estimativa é de que esta mídia elevaria o investimento para R$ 37,6 bilhões e que a participação do retail media seria de 7% do total.

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