Festival comKids Interativo 2022 anuncia vencedores

Durante cerimônia de premiação no último dia 17, o comKids Interativo anunciou os vencedores desta edição. Foram 11 selecionados, em primeiro e segundo lugares, entre os 19 finalistas. Neste ano, o festival teve 72 conteúdos inscritos, vindos de nove diferentes países da Ibero América. Além de certificados, os premiados recebem bolsas de estudos para cursos do Centro Cultural Barco, Escola de Séries e Mèlies Faculdade Criativa. 

Uma produção do canal argentino Pakapaka, Inventar, vencedor da categoria Apps, é um aplicativo para combinar peças e criar novas formas com base na imagem de marca do canal, voltado a crianças pequenas. Carretica Cuentera, da Costa Rica, e Mobeybou na Índia, da Mobeybou, de Portugal, empataram em segundo lugar na categoria.

Uma produção de Daniela Fernandez, também da Argentina, o game Laidaxai y el árbol negro (foto), vencedor da categoria, é inspirado em vários relatos sobre uma Árvore Negra para a qual são atribuídos dons sobrenaturais. Ele celebra as culturas indígenas do país – a protagonista é uma menina da etnia Qom. O segundo lugar ficou com Expedição Antártica 2.0, da Umbu Games, Brasil.

Uma produção da Fundación Cultural Entrelíneas, do Chile, a "La Maquina de Mirar Estrellas", vencedor da categoria Livros Digitais, é uma história criada pela premiada escritora chilena María José Ferrada sobre uma garotinha que gosta de observar e aprender os segredos do universo com seu avô. O segundo lugar da categoria ficou com "Nurot", da Chiquimedia, Espanha.

Produzido pelo canal Eureka, da Colômbia, "Animalxs" são conteúdos multiplataforma que abordam a garantia do direito do adolescente de exercer a sua sexualidade de forma responsável e positiva. O projeto venceu a categoria Multiplataforma. O segundo lugar foi para "Grandes Mujeres Latinoamericanas", de Billiken, Lauren Rea e Nuts Media, Argentina.

Produzido pela Tímpano, Produção e Áudio Design, o podcast "A Menina e o Tempo", vencedor da categoria, é um convite da Trupe Pé de Histórias para filhos e pais refletirem sobre o tempo a partir de uma obra teatral infantil. O segundo lugar foi para "De los pies a la cabeza", do Pakapaka, Argentina.

Prêmios Paralelos 

Com o objetivo de trazer visibilidade para infâncias sub ou não representadas nas produções digitais e interativas atuais, o comKids ofereceu também o Prêmio Diversidade e a Menção de Honra comKids 2022.

"Animalxs" levou mais um prêmio pra casa, sendo destaque de diversidade entre os conteúdos da edição, e a Menção de Honra ficou com "Grandes Mujeres Latinoamericanas", obra que retrata a vida de mulheres do nosso continente que conquistaram espaços e fizeram importantes contribuições para a sociedade.

O Festival 

Além da competição, o comKids Interativo 2022 também realizou uma série de atividades formativas para profissionais que produzem conteúdo para crianças. Os painéis, masterclasses e mesas de debate podem ser conferidos no YouTube

O festival realiza, ainda, a Mostra comKids 2022. De 25 de agosto a 14 de setembro, a mostra reúne títulos recentes e consagrados, exibidos online no canal comKids Pipoca e pelo YouTube Kids, além de sessões especiais no Circuito Spcine, em São Paulo. 

O Festival comKids Interativo 2022 tem patrocínio da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento dos setores de cinema, TV, games e novas mídias. A realização é do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, com parceria institucional do Goethe-Institut São Paulo, Unibes Cultural e Singular – Mídia e Conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui