Filme paranaense "Lista de Desejos para Superagüi" é destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes 

(Foto: Leo Fontes/ Universo Produção)

O filme paranaense "Lista de Desejos para Superagüi", de Pedro Giongo, foi o vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A cerimônia de encerramento foi realizada na noite do último sábado, dia 27 de janeiro, na cidade histórica mineira. O prêmio foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. No texto de justificativa, o grupo afirma que "Lista de Desejos para Superagüi" combina refinamento de linguagem e trabalho destacado de trilha sonora, fotografia e montagem a uma relação direta com a realidade que retrata. "Sem ceder ao melodrama da comiseração, o filme mostra a ancestral violência brasileira contra os despossuídos", completa. 

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para "Aquele que Viu o Abismo" (SP), de Negro Léo e Gregorio Gananian. Já o Prêmio Helena Ignez 2023, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das Mostras Aurora e Foco, foi dado a Kerexu Martim, diretora do filme "Aguyjevete Araxi'I" (SP), curta-metragem exibido na Foco, "pelo olhar implicado de uma juventude para o momento presente que pensa e constrói o futuro". 

O Júri Oficial decidiu ainda por dar uma menção honrosa ao longa "Maçãs no Escuro" (SP), de Tiago A. Neves.

Dentre os títulos da Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem "Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho" (RJ), de Allan Ribeiro. O mesmo título recebeu ainda o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil.

Pela primeira vez a Mostra de Tiradentes contou com um júri especial formado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), que teve a missão de escolher o melhor título da Mostra Autorias. O vencedor foi "Estranho Caminho" (CE), de Guto Parente. 

Pelo terceiro ano, o Conexão Brasil CineMundi contou com as sessões da categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos em finalização que concorrem a prêmios de parceiros do programa de coprodução Brasil CineMundi. "Ausente" (MG), de Ana Carolina Soares, venceu os prêmios CTAV e The End. Já o prêmio 02 Pós foi para "Novembro" (PE), de Milena Times. Por fim, o prêmio Málaga WIP ficou com "Suçuarana"(MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. 

No Júri Popular, escolhido em votação pelos espectadores da Mostra, o longa vencedor foi "As Primeiras" (SP), de Adriana Yañez. Já o curta mais votado foi "Soneca e Jupa" (MG), de Rodrigo R. Meireles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui