TV aberta concentra 55% dos investimentos publicitários, segundo medição do Ibope

O Ibope divulgou nesta quarta-feira, 25, os dados referentes ao primeiro semestre de 2012 do Ibope Monitor Evolution, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. Os investimentos publicitários cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 43,8 bilhões. Nos meios de comunicação, a TV lidera, sendo responsável por 55% do total, que corresponde a R$ 24 bilhões – uma variação de 13% em relação ao mesmo período de 2011.

A TV por assinatura continua abocanhando 8% dos investimentos e foi de R$ 3,13 bilhões no primeiro semestre de 2011 para R$ 3,4 bilhões nos primeiros seis meses de 2012. A Internet, com 6% dos investimentos, teve aumento de R$ 2,2 bilhões para R$ 2,4 bilhões.

Na análise por praças, a cidade de São Paulo é destaque, com 28% desses investimentos, porém os mercados que mais cresceram percentualmente foram Fortaleza e Manaus (24% e 16%, respectivamente), impulsionados principalmente pelos investimentos do comércio, como concessionárias e lojas de departamento.

Os anunciantes de maior investimento são Casas Bahia, Unilever Brasil, Caixa, Ambev e Sky Brasil. No ranking das agências, as três primeiras posições continuam sendo ocupadas Y&R, Almap BBDO e Ogilvy & Mather Brasil.

O Ibope Monitor Evolution é baseado nos valores de mídia de tabela dos veículos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui