Black Friday 2020 marca o lançamento do primeiro pacote comercial após a unificação do portfólio Globo

No início desta semana, a Globo apresenta ao mercado o pacote do grupo de mídia para a Black Friday 2020, que poderá marcar a volta da confiança do consumidor depois do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Segundo pesquisa realizada pela empresa entre 12 e 13 de agosto de 2020, com 1726 pessoas acima de 18 anos, entre homens e mulheres, 68% dos entrevistados costumam comprar algo na Black Friday e 42% pretendem comprar algo na edição deste ano. Nesse sentido, uma boa parcela da amostra concorda que a publicidade tem influência na decisão de compra: 39% se diz influenciado pelas ações publicitárias na TV, 37% pelas campanhas em sites e redes sociais e 22% por redes sociais de influenciadores e celebridades.

"Esse momento é muito marcante, porque representa a consolidação dos últimos movimentos da Globo. Uma evolução no desenvolvimento de produtos, de soluções para associação de marcas ao nosso conteúdo e do trabalho com dados. O projeto da Globo para Black Friday se diferencia pelo cuidado com métricas, para alcançarmos a máxima eficiência. Com produtos que inovam na forma de apresentar as ofertas, as marcas e que podem fazer parte das estratégias de comunicação que queremos desenhar a quatro mãos", contou Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, na abertura do evento.

Nos últimos anos, a Globo tem atuado para expandir fortemente suas ações focadas no consumidor, aproveitando a capacidade da empresa de entender e mapear os hábitos e intenções de compras de grande parte da população brasileira. Para dar corpo à proposta de valor apresentada para a Black Friday 2020, a empresa revela alguns dados de audiência recentes: pela TV aberta passam 183 milhões de brasileiros todos os meses, 108 milhões de usuários mergulham nas páginas do Globo.com, 36,5 milhões de pessoas estão na TV por assinatura, 23 milhões de usuários únicos passam pelo Globoplay e a Som Livre garante 2,6 bilhões de streams mensalmente. A partir daí, o projeto da Black Friday 2020 estabelece um novo marco para as inserções de campanhas e promoções e até ações institucionais dentro do conceito multisserviços.

"Nesse novo momento da Globo trazemos além de multiplataforma uma empresa multisserviço, que reúne TV aberta, por assinatura, streaming e digital, com um potencial de entrega muito maior. Para 2020 vamos integrar todo esse ecossistema e chegar ao mercado com muito mais força e mais relevância para os nossos parceiros", comentou Sergio Maria, diretor de Serviços em Publicidade da Globo. "Chamamos esse projeto de 'Muito Além da Black Friday' porque suas entregas acontecem não apenas na sexta-feira, mas durante todo mês de novembro. Um produto que foi pensado para todo tamanho de anunciante e que tem a capacidade de trafegar em todas as plataformas. Com soluções que vão da prospecção à conversão e com serviços de inteligência desenvolvidos para atender dois objetivos: acompanhar os resultados e compartilhar as métricas, gerando insights e garantindo o conhecimento do consumidor em todo processo", completou o diretor.

O detalhamento sobre as entregas de dados e métricas foi apresentado por Eduardo Perez, diretor de Data&Analytics, que ressaltou como tecnologia e inteligência de dados são os grandes diferenciais da Globo na parceria com as marcas. Pensado no modelo de uso real e on time de suas plataformas, a proposta apresentada para marcar a Black Friday deste ano permite às agências e clientes construírem ações criativas e customizadas para cada canal, seja TV aberta ou por assinatura; direcionada para os aficionados pela programação do Globoplay; aproveitando a praticidade do digital, e também a presença dos ativos da Globo, sejam eles histórias ou talentos, nas redes sociais.

Criação do Globo Brand Space

Para aproveitar esses múltiplos canais de contato de forma eficiente, o Globo Brand Space chega para ser um espaço de compartilhamento, com o mercado, de todo know-how de criação e produção de conteúdo da empresa. Eduardo Becker, diretor de Soluções Integradas de Negócios em Conteúdo apresentou a novidade: "Contar histórias é nossa paixão. E sabendo que nunca se consumiu tanto conteúdo quanto na atualidade, nos propusemos a pensar em como criar, em parceria com agências e marcas, conteúdos que engajem, emocionem e que são capazes de conectar efetivamente marcas e seus consumidores. E entendendo que em um momento como a Black Friday não basta estar junto, tem que estar junto com relevância, desenvolvemos o Globo Brand Space, uma solução que coloca toda nossa expertise, estrutura, ativos e equipamentos a serviço do mercado. Uma nova maneira de criar conteúdo de qualidade para não apenas apresentar as ofertas, mas também divertir e emocionar o consumidor".

Desenvolvido com exclusividade para o projeto Black Friday 2020, conta com um estúdio exclusivo, uma estrutura completa para o desenvolvimento de produtos publicitários customizados para todas as plataformas. Disponível para as marcas patrocinadoras do projeto, o espaço permitirá a criação e desenvolvimento de snacks de conteúdo, pensados para o ambiente digital; histórias social friendly, que geram conversas nas redes sociais; criação de lives, para interação com os consumidores e compartilhamento de descontos e promoções; além de criativos para o intervalo comercial, como filmes publicitários criados para anunciar as ofertas mais quentes, fomentando a compra por impulso, e campanhas de conteúdo de marca, para veiculação no formato break exclusivo.

Fazendo os cruzamentos e análises detalhadas, a oferta para a Black Friday da Globo é modular, atendendo também aos médios e pequenos anunciantes, principalmente os estabelecidos fora dos cinco ou seis principais centros de negócios nacionais, encabeçados por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

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