Em constante crescimento, o mercado de equinos movimenta a economia brasileira. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho equino do Brasil cresceu 1,9% em 2020, tendo ao todo mais de 5 milhões de cavalos. Para destacar esse mercado que não para de crescer, o Canal do Criador estreia "Ride", série internacional que olha profundamente para o mundo equestre, explorando a fascinação entre os homens e cavalos.
A produção é a primeira série internacional a ser exibida no canal e foi idealizada pela Federação Equestre Internacional (FEI), instituição internacional que dirige as associações de esportes equestres. A primeira temporada conta com cinco episódios inéditos, sendo que o primeiro estreia no Canal do Criador na terça-feira, dia 10 de maio, às 18h30. Os episódios serão lançados toda terça-feira, sendo que o último irá ao ar em 7 de junho.
O capítulo de estreia traz o primeiro Cavaleiro Chinês Campeão Olímpico de equitação da história, além de mostrar os pôneis da New Forest, distrito localizado no sul da Inglaterra. Por fim, o telespectador também poderá acompanhar a resistência de cavalo e cavaleiro durante o Campeonato Mundial de Enduro Equestre. Ao longo dos demais episódios, "Ride" ainda aborda as diferentes gerações de atletas de hipismo no país Kuwait, localizado no Oriente. Também traz a importância dos cavalos para pessoas com deficiência (PcDs), por meio da associação Riding for the Disabled (RDA, sigla em inglês), instituição de caridade focada em fornecer aulas terapêuticas de equitação e salto equestre para PcDs com objetivo de melhorar a vida e promover um desenvolvimento físico.
Essa é a primeira de muitas parcerias internacionais que estão sendo desenvolvidas para o Canal do Criador. "O objetivo é trazer conteúdos internacionais de pecuária que fazem sucesso pelo mundo para transformar a grade do Canal e mostrar ao pecuarista brasileiro experiências que já estão sendo implementadas em outros países", destaca em nota Plínio Queiroz, diretor de Pecuária do Canal do Criador.
A segunda temporada da série já foi confirmada, será exibida a partir do dia 7 de junho e conta com cinco episódios. "A produção é uma forma de reconhecer a importância dos equinos não só no agro, mas em diversos setores, seja do lazer até os esportes", conclui Queiroz.