6º ECM+LAB, evento de mercado do FAM 2022, promove evento de abertura nesta segunda, 26

O 6º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2022, evento de mercado que reúne produtoras audiovisuais e players interessados em coprodução, desenvolvimento de conteúdo e estratégias de distribuição, é parte da programação da 26ª edição do FAM. A agenda do encontro inclui rodadas de negócios, apresentação de pitchings, reuniões individuais (one to one), Mostra Work in Progress (filmes em estágio de finalização) e palestras. A lista de players participantes do encontro reúne nomes importantes do audiovisual do Mercosul e foi selecionada a partir de uma parceria com o BrLab Santa Catarina, cuja segunda etapa é realizada de forma simultânea ao ECM.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, recebeu a abertura do ECM. Na ocasião, Tiago Santos, Diretor Executivo da Panvision, declarou: "O objetivo do encontro é conectar players e produtores mas também produtores e produtores, que podem buscar coproduções. Entre os países do Mercosul, principalmente, é muito importante que façamos isso. Nós necessitamos dessa troca – nós, brasileiros, sempre olhamos para o mercado da Europa ou da América do Norte, mas temos um continente imenso ao nosso lado". 

Marilha Naccari, Diretora de Programação do FAM, acrescentou: "Às vezes, achamos que a língua pode ser uma barreira, mas isso não acontece se trabalharmos desde a infância nesse intercâmbio de linguagem, entendendo nossas particularidades mas, principalmente, aquilo que nos une enquanto mercado de criativos. São povos com similaridades muito grandes. É importante trabalharmos aqui as coproduções. A ideia é que fiquemos cada vez mais conectados e encontremos formas criativas de realizar o nosso audiovisual. A coprodução é o caminho para a sustentabilidade econômica e o fluxo de produção. Devemos manter esse elo forte para falarmos com propriedade e termos o respeito que precisamos e merecemos perante os outros mercados". 

Floripa Film Commission 

O Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis e Coordenador da Floripa Film Commission, Vinicius de Luca, também esteve presente no evento de abertura. Em sua fala, o executivo contou que Florianópolis tem uma tradição de muitos anos no setor de turismo, mais recentemente na área de tecnologia, mas que a economia criativa tem "invadido" a cidade e que isso tem sido bastante positivo: "Começamos o processo da Film Commission em 2018. Na época, já tinham algumas linhas traçadas, mas era um esboço. De lá pra cá, até o início da pandemia, trabalhamos em parceria com a antiga Floripa Convention – atual Destino Floripa – a fim de aperfeiçoar e sensibilizar os órgãos municipais e federais. Fizemos capacitações internas na Prefeitura. Formamos, depois de um tempo, um núcleo de pessoas para pensarem na política pública e na estratégia propriamente dita. Durante a pandemia, a Prefeitura assumiu de vez essa missão. Neste ano, criamos então uma estrutura dentro da Superintendência de Turismo. Há uma Comissão que conta com nomes da Santacine, Sintracine, Funcine e Sebrae, por exemplo. É um passo a passo e estamos, aos poucos, vencendo cada etapa". 

De Luca mencionou ainda o novo Alvará Digital de Eventos, que é uma das principais novidades da Floripa Film Commission, mecanismo criado para facilitar os produtores interessados em filmar na Grande Florianópolis. O próximo passo, previsto já para outubro, é o início da etapa de branding da Film Commission capitaneado pelo Sebrae. "É onde queremos chegar. Estamos buscando conhecer, construir de fato uma Film Commission robusta, com raízes, que venha para ficar. Contamos com parcerias em nível municipal e nacional, em um processo de construção coletiva", afirmou. "Estão nos cobrando uma política de cash rebate. Há interesse, mas estamos ainda num momento de estruturação, para poder pressionar, ainda que internamente, por recursos. Cash rebate com valor baixo não adiantaria muito", completou. Por fim, o superintendente relatou que, hoje, a Commission recebe pelo menos três consultas por semana. "Boa parte vinda do mercado publicitário, mas outras demandas têm crescido – e isso de forma orgânica. Com uma política ativa e perene, a tendência é aumentar ainda mais", concluiu. 

Parceria com o Sebrae 

Jefferson Bueno, Gerente de Inovação e Empreendedorismo do Sebrae de Santa Catarina, reforçou a importância de "virar a chave" no setor para não depender apenas dos editais – que, segundo ele, "são complexos, nos atendem, mas precisamos buscar outras formas de trabalhar para que venhamos a produzir cada vez mais, melhor e com mais tranquilidade". Para Bueno, isso passa pela "profissionalização do segmento". O Gerente comentou: "O Sebrae tem apostado cada vez mais na economia criativa – é um segmento que precisa avançar cada vez mais e que tem tudo a ver com o que o Sebrae busca, que é incentivar e investir no empreendedorismo. O objetivo é que negócios sejam gerados a partir dessa visão empreendedora. Vamos organizar o entorno – a Film Commission é importante nesse sentido. Já temos diversas iniciativas relacionadas à economia criativa". 

Logo após a Abertura Oficial do 6º Encontro de Coprodução do Mercosul, a palestra "FAM e Parceiros" foi comandada pela gerente executiva do Projeto "Objetiva Empreendedorismo em Foco", Odete Cruz, que foi ao Festival para apresentar o Projeto que é fruto de uma parceria entre o SEBRAE Nacional e a APRO –  Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, firmada desde 2013.

Gestão Empresarial, Legislação, Distribuição, Inovação/Transmídia, Branded Content e Internacionalização são os novos módulos divididos em 256 horas com metodologia EAD. As inscrições são gratuitas e podem ser pela plataforma Sebrae ou no site do Projeto Objetiva

Sustentabilidade 

Baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no contexto da agenda 2030, e consciente das necessidades de mudanças globais, a Panvision, além de ter lançado em 2021 o projeto piloto do Selo EcoVision, agora também segue atenta às boas práticas para minimizar o impacto ambiental. Já implementado nos Festivais Curta Jacarehy e FALA São Chico, agora é a vez do FAM. A pauta sustentabilidade no setor audiovisual ganha destaque para discussão e conscientização nesta 26ª edição.

Na programação, três palestras abordam o tema Sustentabilidade no Audiovisual: a advogada e produtora Débora Ivanov traz a Sustentabilidade Econômica no setor como pauta da primeira conversa; a diretora executiva Alejandra Marano apresenta a Sustentabilidade Social no Audiovisual e a diretora da ABITO, Soledad Chiarino, fala sobre a Sustentabilidade Ambiental no Audiovisual. As palestras fazem parte do 6º Encontro de Coprodução do Mercosul. 

Mauro Garcia, da BRAVI, é um dos participantes do Grupo de Trabalho que implementou o projeto piloto do Selo EcoVision em 2021. "O FAM se tornou um hub de ações. Temos eventos, interlocução com a academia, além do próprio festival, o encontro de mercado, e agora falando de sustentabilidade em diferentes dimensões. O FAM, assim, vai assumindo um protagonismo na agenda do setor, em uma constante evolução", pontuou Garcia. 

"Faço parte desse grupo de trabalho há um tempo e vejo que o projeto tem cada vez mais o objetivo de estimular as boas práticas, isto é, trazer essa questão da sustentabilidade para o nosso dia a dia de produção audiovisual, o que é muito importante", concluiu Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission. 

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