Relatório 2022 Jornada ESG anuncia ambições da Agenda 2030 da Globo

Campanha publicitária sobre a Jornada ESG da Globo (Foto: Reprodução)

A Globo lançou na última quarta-feira, dia 26 de abril, o Relatório Jornada ESG 2022 da companhia, seguindo as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative). Nessa segunda edição, a empresa divulga as ambições e metas para 2030, envolvendo cada um dos seis compromissos de sua Jornada ESG anunciada em julho de 2022. O plano está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos princípios do Pacto Global, do qual a empresa é signatária, ambos da ONU.

Também nesta quarta, a empresa ainda estreitou seu vínculo com o Pacto Global brasileiro ao aderir ao Movimento Net Zero, durante evento na Bolsa de Valores de São Paulo. Ao se tornar signatária, a Globo se une ao movimento empresarial que tem a ambição de reduzir 2Giga toneladas de CO2 em emissões até 2030.

No último ano, times multifuncionais da Globo envolvidos na Jornada ESG se mobilizaram para elaborar uma visão de longo prazo para a companhia frente aos seus compromissos ESG, definir metas para 2030 e um plano de ação para persegui-las. Dentre as metas assumidas está direcionar 50% de novas vagas para pessoas de grupos priorizados pela empresa: mulheres, negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A criação da Diretoria de Diversidade e Inovação em Conteúdo, nos Estúdios Globo, foi um passo importante nessa direção e, atualmente, 90% dos colaboradores percebem as iniciativas da Globo para construir um ambiente diverso.

A ambição da companhia é ter todas as produções dos Estúdios Globo aplicando essas premissas de Produções Verdes até o final de 2023. Outros objetivos que envolvem o compromisso com a Biodiversidade e Consciência Ambiental está a ambição de ser uma empresa Aterro Zero – com foco na redução da geração de resíduos e maximização da Economia Circular – e atingir 100% de utilização de energia de fontes renováveis até 2030. Nos próximos três anos, a companhia investirá cerca de R$ 10 milhões na substituição de geradores a diesel por nobreaks de alimentação elétrica, evitando a emissão de 323 toneladas de CO2 por ano.

Desde o lançamento da Jornada ESG e aderência ao Pacto Global, a Globo implementou novas práticas a sua governança corporativa. Em 2022, foram nomeados dois membros independentes para Conselho de Administração do Grupo Globo, sendo um deles a primeira mulher a compor o grupo. Só no último ano, 9 mil pessoas foram impactadas por treinamentos da área de Compliance. No plano de ambições e metas para o pilar de Governança, está prevista a disseminação de práticas de conformidade e de combate à corrupção também para todo o ecossistema Globo, incluindo cadeia de fornecedores, afiliadas, produtoras e parceiros de negócio.

O lançamento do Movimento LED – Luz na Educação, em 2022, aprofundou o compromisso histórico da Globo com a educação brasileira. No ano passado, o Prêmio LED, que visa iluminar inovações para a educação, teve mais de 3.400 projetos inscritos, 30 milhões de pessoas impactadas pelo programa "Especial LED", transmitido pela TV Globo, e a participação de milhares pessoas na primeira edição do Festival LED, que alcançou mais de 130 mil visualizações ao vivo em sua transmissão via Globoplay e no G1. O Movimento LED se soma aos R$ 15,7 milhões arrecadados no Criança Esperança para 71 projetos nas cinco regiões do Brasil e aos cerca de R$ 214 milhões em mídia destinada para campanhas, próprias e de parceiros, que atuam com educação.

O lançamento do relatório é marcado por uma nova campanha publicitária sobre a Jornada ESG da Globo, com peças que mostram como o assunto é uma realidade no dia a dia da Globo e impacta todos que se relacionam com a empresa, sejam colaboradores, público ou parceiros de projetos. Assista: 

O Relatório 2022 Jornada ESG está disponível online, na íntegra. 

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