Cabíria Festival celebra sucesso de sua quinta edição e lança Rede de Talentos

Vânia Matos, diretora do festival; Everlane Moraes, cineasta homenageada; Lyara Oliveira, Diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual na Spcine; e Marília Nogueira, diretora do festival (Foto: Bruna Thimotheo)

Durante seis dias (de 18 a 23 de julho), mais de duas mil pessoas participaram das atividades presenciais e online da quinta edição do Cabíria Festival – encontro anual para celebrar e promover a presença de cineastas mulheres e a diversidade nas telas e atrás das câmeras. Na programação, atividades formativas como workshops, encontros com cineastas, estudos de caso, oficinas e exibição de filmes, seguidas de debates, na Cinemateca Brasileira e na ESPM, em São Paulo. Híbrido, o evento também levou para todo o país uma programação online através dos parceiros Spcine Play, Telecine e MUBI. O patrocínio foi da Spcine.

O festival contou com uma seleção de 16 filmes – entre longas e curtas – e promoveu encontros profissionais e de criação. Toda a programação foi gratuita. Os destaques foram a sessão do longa-metragem inédito "Fogaréu", de Flávia Neves, que recebeu três prêmios no Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa; a estreia nacional de "As Miçangas", de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a melhor curta-metragem na Berlinale (2023), e a Sessão Telecine, em parceria com a marca especialista em cinema e a Embaixada da França no Brasil, do multipremiado "Saint Omer", que teve exibição única e gratuita no Brasil durante o encerramento do festival. O longa, da cineasta franco-senegalesa Alice Diop, ganhou o Leão de Prata (Prêmio do Júri) e do Leão do Futuro (Melhor Filme de Estreia) no Festival de Veneza (2022) e o César de Melhor Primeiro Filme (2023). 

Homenagens e Cabíria LAB 

A homenageada da edição foi Everlane Moraes. A cineasta brasileira é reconhecida por seu trabalho autoral, que mescla elementos estéticos da ficção com a linguagem do documentário, trazendo à tona narrativas cotidianas e decoloniais. A partir do festival, a sua obra completa foi disponibilizada na Spcine Play para todo o Brasil.

O Cabíria LAB, laboratório de desenvolvimento de talentos e histórias, ofereceu consultoria com especialistas para seis projetos selecionados das categorias longa de ficção, longa de ficção infantojuvenil e série de ficção. 

Premiações 

Na abertura, ocorreram diversas premiações, incluindo o 8º Cabíria Prêmio de Roteiro para longa-metragem de ficção. A primeira colocada, "Criadas", de Carol Rodrigues (SP), entrou para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso. "Clarice", de Débora Mamber e Ana Durães (RJ), ficou em segundo lugar; e "Relatório Porão dos Botos", de Bea Morbach (PA) e Felipe Cruz, (PA), em terceiro lugar. As menções honrosas foram para "As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole", de Milena Ribeiro e Larissa Fernandes (GO) e "US", de Andrea Palermo (SP), que também venceu o Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine, que dará direito a uma consultoria das equipes Elo Studios e Telecine. O Prêmio Cardume Cabíria, em parceria com a plataforma Cardume, premiou três roteiristas para o desenvolvimento de curtas-metragens, e o Instituto Dona de Si selecionou cinco talentos femininos para participarem da Jornada Dona de Si. 

Rede de Talentos 

A edição marcou o lançamento da Cabíria Rede de Talentos, que através de um portal de portfólios online e ações transversais com uma ampla rede de parcerias irá mobilizar roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual e ampliar a contribuição para a igualdade de gênero e promoção da diversidade na cadeia produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui