O forte aumento de suas receitas com publicidade online, principalmente em dispositivos móveis, fez com que o lucro líquido do Google registrasse crescimento de 24%, para US$ 4,87 bilhões no segundo trimestre deste ano, ante US$ 3,93 bilhões em igual período do ano passado. A receita, proveniente quase que inteiramente do seu serviço de publicidade, aumentou 21%, para US$ 21,5 bilhões no período, contra US$ 17,7 bilhões de um ano atrás. Excluindo os pagamentos a parceiros de publicidade, a receita ficou em US$ 17,5 bilhões.
De acordo com analistas, o Google manteve esse crescimento, em parte, porque tem sido capaz de conquistar anunciantes e usuários que cada vez mais têm se voltado para dispositivos móveis. Além disso, o seu sistema para smartphones Android, instalado em mais de 1 bilhão de dispositivos, torna a sua ferramenta de buscas e outros serviços grandes vitrines para exibição de anúncios e fontes de receita.
Hoje, mais da metade das buscas no Google são feitas por meio de dispositivos móveis, e alguns analistas estimam que mais de metade de sua receita total já seja proveniente de serviços e anúncios exibidos em celulares e tablets. Os gastos dos anunciantes com publicidade móvel aumentaram 63% no segundo trimestre na comparação com igual período do ano passado, enquanto que os investimentos em anúncios em resultados de buscas cresceram apenas 10% no período, de acordo com a empresa de marketing em tecnologia Kenshoo.
A desvantagem do crescimento da publicidade móvel para o Google é a queda do valor médio que os anunciantes estão dispostos a pagar para o Google por clique em anúncios. Os anúncios para celular são geralmente mais baratos do que aqueles para desktops, de modo que, embora o número de anúncios para dispositivos móveis tem aumentado, o custo por clique vem diminuindo. Tanto que em seu relatório de resultados o Google informa que o seu custo por clique diminuiu 7% no segundo trimestre em relação ao ano passado e cerca de 9% na comparação com o primeiro trimestre.
De todo modo, os resultados foram bem recebidos por Wall Street. As ações do Google no after-hours trading, negociação após o fechamento da Nasdaq, subiram 4,7%, para US$ 802, nesta quinta-feira, 28.