O Google anunciou um novo passo para ajudar as emissoras de TV a acelerarem sua transformação digital e para expandir sua atuação no ecossistema de notícias. Por meio de parcerias com Band, CNN Brasil, Record e SBT, a empresa irá fornecer ferramentas e recursos personalizados para cada emissora, incentivando a inovação e o crescimento, considerando os desafios únicos deste setor.
As parcerias incluem a renovação da participação no Google Destaques e outros acordos relacionados a produtos, como o Pinpoint, uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial do Google e a tecnologia da busca para ajudar repórteres a pesquisar rapidamente grandes volumes de conteúdo, incluindo arquivos de textos, áudios, imagens e vídeos.
Em nota, o Google afirma: "Ao longo de mais de uma década, temos apoiado o ecossistema de notícias brasileiro, aumentando consistentemente nossos investimentos ao longo do tempo. Por meio de programas, parcerias e produtos, ajudamos jornalistas e editores a se beneficiar de novas tecnologias e chegar a novos públicos. Só no Brasil, o Google gera tráfego de cerca de 2 bilhões de cliques por mês para sites de notícias, sem nenhum custo para os veículos. Além disso, o Google Destaques, nosso programa de licenciamento e experiência de notícias online, já tem mais de 175 parceiros, de todos os tamanhos, distribuídos por 23 estados brasileiros".
"A parceria da Band com Google nos debates eleitorais de 2018 e 2022 resultou em recordes de audiência e se tornou um case mundial de audiência e inovação na cobertura de Eleições. É um exemplo de que é possível uma relação saudável entre a indústria da Comunicação e a da Tecnologia", diz André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital, spin-off de tecnologia e estratégia digital do Grupo Bandeirantes. "Acreditamos firmemente na importância de ser multiplataforma, e essa parceria nos permitirá atingir um público mais amplo e diversificado", pontua Sérgio Maria, vice-presidente de inovação e digital da CNN Brasil.
"Renovar e ampliar a parceria entre Record e Google é estratégico para nós, porque reforça nossa vocação de democratização de conteúdo original de qualidade e o compromisso com o jornalismo profissional", declara Dado Lancellotti, diretor executivo multiplataforma da Record. "Acredito que a ampliação da parceria com o Google é um passo importante na transformação digital do SBT", finaliza Roberto Grosman, diretor executivo de transformação digital do SBT.