A Magnite está lançando a pesquisa "A ascensão do streaming com publicidade: uma visão detalhada de como os anúncios estão alavancando a TV por streaming no Brasil". Entre os principais insights, o estudo revela que 74% dos espectadores de TVs conectadas à Internet no Brasil assistem a streaming com publicidade, englobando conteúdo de TV por internet transmitido em qualquer dispositivo.
A pesquisa indica que entre os usuários de streaming no Brasil, 81% assistem a conteúdo com anúncios, superando os 62% dos espectadores de plataformas de conteúdo livre de publicidade. Evidências sugerem ainda tendência de migração de espectadores de plataformas sem anúncio para modelos publicitários. Entre os usuários pagos sem publicidade, 44% disseram que provavelmente cancelariam ou reduziriam a assinatura de TV paga e 70% assinariam um novo serviço de streaming gratuito ou de menor custo, mas com anúncios. Além disso, 45% desse público também afirmaram que estão dispostos a ver anúncios para reduzir as contas mensais do serviço de streaming.
O estudo evidencia que a exposição a marcas em vários dispositivos impulsiona a intenção de compra – 91% dos usuários de streaming com publicidade têm mais probabilidade de fazer uma compra de uma marca com a qual se envolveram em diferentes dispositivos. Outra conclusão é que os telespectadores brasileiros têm uma visão positiva sobre o valor da TV por streaming, pois 92% dos usuários de streaming com publicidade consideram a TV por streaming um item essencial em suas casas.
Outros destaques
A TV por streaming é uma atividade de compartilhamento de conteúdo. Segundo a pesquisa, 73% dos espectadores de conteúdo com anúncios assistem a TV por streaming com duas ou mais pessoas semanalmente – o que gera uma oportunidade para as marcas alcançarem um público mais amplo.
Vale ressaltar outro insight: recomendações apresentadas na tela inicial são muito importantes para a descoberta do conteúdo. Isso porque, de acordo com o estudo, quando falamos em recomendações para descobrir novos programas, a grande maioria (86%) ainda recorre a dicas de familiares e amigos. No entanto, 80% segue as recomendações da tela inicial do aplicativo de streaming e 74% se guia pela tela inicial da Smart TV.
A pesquisa da Magnite ainda revela que streamers da América Latina estão consumindo conteúdo de TV em várias telas – e a exposição deles a mensagens de marcas em diferentes pontos de contato aumenta o impacto e a visibilidade. O estudo identificou que 88% dos streamers de conteúdo com anúncios são mais propensos a adquirir um produto de uma marca com a qual tiveram contato em diferentes dispositivos como TV, dispositivo móvel e computador, por exemplo.
Análise
"Os resultados de nosso estudo destacam não apenas a crescente popularidade do conteúdo de TV por streaming no Brasil, mas também o potencial dos modelos com publicidade para alavancar o crescimento futuro, destacando oportunidade valiosa para os anunciantes alcançarem os consumidores em grande escala", observa Rafael Pallarés, vice-presidente da Magnite na América Latina.
Metodologia
A Magnite contratou a Harris Interactive, empresa norte-americana de pesquisa e análise de mercado, para realizar pesquisa online com 4.991 entrevistados na América Latina: Argentina, Brasil, Colômbia e México. Os entrevistados são pessoas com idades entre 16 e 74 anos que assistem a mais de sete horas de TV por semana e têm acesso à internet. O trabalho de campo foi realizado de 28 de março a 12 de abril de 2023.
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