Mostra Coalizões Audiovisuais exibe curtas produzidos por pessoas nascidas e criadas nas favelas 

Curta “Educação na Mira”, de Rapha Silva e Diogo Santos (Foto: Divulgação)

A Mostra de Curtas-metragens Coalizões Audiovisuais terá nova edição no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, às 20h30, e contará com a exibição de três curtas-metragens com histórias distintas e produzidas por pessoas nascidas e criadas nas favelas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, bem como da Baixada Fluminense. 

Realizada pela Baluarte Cultura, a iniciativa, que nasceu da urgência de fomentar financeiramente as produções audiovisuais periféricas, premiou três propostas de curtas para produção dos filmes. Além do prêmio em dinheiro, o Coalizões Audiovisuais ofereceu aos integrantes das equipes laboratórios formativos com especialistas de diversas áreas do audiovisual, como roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, pós-produção e circulação/distribuição. O resultado desse processo são os curtas "Educação na Mira", com direção de Rapha Silva e Diogo Santos; "Minha Vida é uma Série", de Taisa Alves; e "Pequena Profecia do Tempo", com roteiro e direção de Jay Preto e Marcos Vinicius de Souza. 

"Educação na Mira" é um documentário com direção de Rapha Silva e Diogo Santos e conta a história de Estefany Felinto, mãe solo de três filhas e moradora do Complexo de Favelas da Maré, zona Norte do Rio de Janeiro. Ela relata como a violência influencia na trajetória escolar de suas filhas e também o quanto impacta na saúde mental das crianças.

"Minha Vida é uma Série", curta dirigido por Taisa Alves, desnuda um provável surto de Estephanie, uma mulher com mais de 30 anos que, após experienciar no mesmo dia um fracasso profissional e amoroso, decide que sua vida é uma série. Nesta crise existencial, ela passa a ouvir sons de risadas, aplausos, a dar entrevistas fictícias e quebrar a quarta parede. 

Com roteiro e direção de Jay Preto e Marcos Vinicius de Souza, o curta-metragem "Pequena Profecia do Tempo" conta a história de um breve ritual da amizade, que contempla a certeza de uma relação cristalina, nascida há 70 anos na Rocinha, zona Sul do Rio de Janeiro. A obra questiona quantos mundos cabem em tanta vida de irmandade entre Fernando e Zé Carlos.

O Coalizões Audiovisuais é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Ancar Ivanhoe por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Também é patrocinado pelo Ministério da Cultura, com apoio do Grupo Card através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E é realizado pela Baluarte Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui