Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência terá edição online e gratuita em abril

O Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema -, realiza uma edição online e gratuita entre os dias 10 e 14 de abril. Com uma seleção especial, serão exibidos 14 filmes premiados e consagrados anteriormente e dois brasileiros inéditos, além de quatro debates. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o evento.

As produções – curtas, médias e longas-metragens – vêm da Bielorrússia, Brasil, Canadá, Espanha, França, Irã, Israel, Moçambique, Mianmar, Rússia e Tailândia. Cada dia do festival terá uma temática, que motivam os debates: "Arte e Diversidade", "Escola e Vida Independente", "Vida Amorosa e Autonomia" e "Autismo e Neurodiversidade", realizados após a segunda sessão de cada dia. Participam dos bate-papos pessoas com deficiência e profissionais que atuam diretamente com os temas trazidos pelos filmes – entre eles, diretores de produções nacionais.

Do Brasil, foram selecionados os títulos "Estrangeiros", de Sônia Machado Lima; "Mona" (foto), de Lucca Messer; "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli; e "Stimados Autistas", de Cristiano de Oliveira. A programação completa do festival já está disponível no site.

Filmes e debates contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Será distribuído gratuitamente por e-mail material didático com sugestões de atividades para professores e profissionais da área, inspirado nos temas retratados pelos filmes, podendo ser aplicadas tanto para alunos como para professores.

"Sempre tivemos uma demanda muito grande de pessoas e instituição querendo os filmes do Assim Vivemos para exibir nos seus espaços de trabalho. Profissionais de outros estados onde o festival presencial não percorre, solicitavam o acervo, porém por questões de direitos de exibição nunca podíamos atender. Agora, com a versão online do festival, estamos tendo a chance de ampliar esse alcance. O Assim Vivemos Online está sendo preparado com ambiente virtual acessível e recursos de acessibilidade comunicacional para que todos em qualquer lugar do mundo possam acessar com facilidade", comenta em nota Graciela Pozzobon, diretora do festival.

Para participar, basta entrar no site. Os filmes estarão reunidos em sessões diárias, às 15h e às 17h. Os debates acontecem sempre após a segunda sessão, às 19h e para participar será disponibilizado outro link no site do evento. Após a exibição do dia, as produções ficam disponíveis até 14 de abril, o último dia do festival.

Esta edição online só foi possível porque a Cinema Falado Produções, organizadora do festival, foi contemplada no edital Lei Aldir Blanc.

Festival presencial no segundo semestre

Realizado bienalmente desde 2003, o Assim Vivemos promoverá no segundo semestre de 2021 sua 10ª edição com produções inéditas. O evento será presencial nas cidades do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

As inscrições para os filmes já estão abertas e seguem até o dia 12 de abril na plataforma FilmFreeway. Podem participar curtas, médias e longas-metragens nacionais e estrangeiros sobre o tema das pessoas com deficiência e com qualquer data de produção. 

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema. Em cada edição o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui