O Brasil encerrou o mês de maio com 24,78 milhões de acessos de banda larga fixa, alta de 0,7% em relação a abril, o que fez com que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) alcançasse uma penetração de 37,45 conexões por grupo de cem domicílios. Os dados foram divulgados pela Anatel nesta terça, 30.
A tecnologia xDSL continua a perder participação de mercado: ficou com 53,89% em maio, frente aos 54,23% de share em abril e 54,87% em janeiro de 2015. Mas isso não significa necessariamente perda de assinantes. O total de conexões xDSL vem crescendo durante todo o ano, com exceção do mês de maio, quando recuou 0,04%. Assim, o xDSL acumula crescimento anual de 0,56% em relação a dezembro de 2014, somando ao final de maio um total de 13,3 milhões de acessos.
Assim, o que tem causado a diminuição da fatia de mercado do xDSL é o crescimento dos acessos via cable modem e dos acessos em fibra ótica.
Embora ainda representem apenas 4,43% da base total de acessos banda larga, as conexões via fibra acumulam um crescimento no ano de 15,74%: eram 947,62 mil acessos em dezembro de 2014 e somaram 1,1 milhão no último mês de maio (número que inclui também acessos corporativos).
Já a base de acessos por cable modem (incluindo o que a Anatel segmenta como HFC – híbrido de fibra e cabo coaxial) chegou em maio a um share de 31,98%, com 7,93 milhões de conexões. Em dezembro do ano passado o cabo representava 31,66% da base total de acessos e o crescimento acumulado de 2015 é de 4,48%.
Grupos econômicos
A Anatel ainda trata em separado as bases de assinantes da GVT e da Telefônica. Assim, o grupo Telmex (que reúne Claro, Embratel e Net Serviços) permanece como líder de mercado, com 7,84 milhões de acessos fixos de banda larga (share de 31,63%, seguido pela Oi, com 6,47 milhões de conexões (share de 26,10%). Telefônica e GVT ocupam, respectivamente, o terceiro e o quarto lugares no ranking da Anatel, com 4,1 milhões (16,55%) e 3,1 milhões (12,61%). Juntas, GVT e Telefônica passarão à vice-liderança do mercado de banda larga brasileiro, com participação de 29,17% e um total de 7,2 milhões de acessos. Em quinto lugar vem a Algar (ex-CTBC), com 431,7 mil acessos (1,74% de participação), seguida pela TIM, com 185,9 mil conexões (0,75%), e Sky, com 182,5 mil (0,74%).