Rio Screenings & Seminars discute novas estratégias

Começou nesta segunda-feira, 30, o Rio Screenings & Seminars, evento que ocorre em paralelo ao Festival do Rio BR 2002 – maior mostra de filmes do país – e é dedicados à discussão de novas estratégias para a venda, co-produção, produção e distribuição de filmes no mercado local e internacional. O painel da manhã teve como tema "Parceria entre Produtores Independentes & TV". Sérgio Thompson Flores, CEO da World Invest Brasil, fez um amplo apanhado sobre a reestruturação do mercado de mídia no Brasil. Para Thompson, a retração da publicidade, as dificuldades de financiamento e as perspectivas de maior competição demandam das programadoras mudanças importantes na área operacional: o foco deve se deslocar para o "core business" (com terceirização dos outros serviços), para o desenvolvimento de parcerias operacionais em conteúdo e distribuição e para a "exploração de sinergias com a amplificação de estratégias multimídia". Thompson espera também, em um segundo momento, o maior fortalecimento de alguns grupos de mídia com a consolidação de importantes economias de escala.

TV paga e produção independente

Beth Carmona, diretora de programação e marketing da Discovery Networks Brasil, ressaltou que a co-produção em projetos específicos, a contratação por encomenda e o uso das leis de incentivo têm sido as modalidades usadas pelos canais Discovery para uma maior aproximação com as produtoras independentes brasileiras. Carmona vê como positiva a reorganização do setor de televisão por assinatura trazida pelas novas regulamentações que culminaram com a criação da Ancine e vislumbra uma crescente abertura dos canais de televisão paga para a produção independente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui