A TV Globo transmite nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, para São Paulo, Corinthians e Atlético-GO com áudio imersivo, em Dolby Atmos, entregando para o público um som mais envolvente e trazendo a vibração sonora do estádio para dentro de casa.
O recurso será utilizado no jogo que começa a partir das 21h30 pelo Campeonato Brasileiro e estará disponível para os torcedores da região metropolitana de São Paulo que recebem o sinal digital livre e gratuito na TV aberta. Para desfrutar da experiência, é preciso que o televisor, home theater ou soundbar sejam dotados da tecnologia Dolby Atmos e que espectador selecione, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço).
No dia 16 de setembro, a TV Globo fez a primeira transmissão ao vivo com áudio imersivo da TV aberta no Brasil, também durante o Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, pela segunda vez será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no cotidiano. Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada. Em um momento em que os estádios estão a portas fechadas, a tecnologia de áudio imersivo não perde sua relevância, já que ela proporciona uma valorização de outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores e a bola batendo na rede do gol. Os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nos arquibancadas. Essa ambiência também está incluída no áudio imersivo levado à casa do público.
A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que vem acompanhando a evolução da radiodifusão, oferecendo novas funcionalidades e mais interatividade para o público. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato tanto em conteúdos do entretenimento quanto em grandes eventos. Para a oferta durante os jogos do Brasileirão foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.