Longa nacional "O Segredo de Davi" estreia no Festival de Montreal com formato inédito de branded content

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, o longa brasileiro "O Segredo de Davi" fez sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Montreal, o MWFF. O suspense da Movloca tem previsão de lançamento no Brasil para o dia 22 de novembro. Marcio Yatsuda, à frente da produtora, esteve no Max 2018 em Belo Horizonte – MG na mesma data, onde revelou detalhes sobre o formato inédito de branded content por trás do filme.

A universidade Anhembi Morumbi foi a grande apoiadora do projeto, apesar de não ter investido dinheiro diretamente. Eles, na verdade, entraram com as locações – as cenas foram filmadas no campus localizado no bairro da Mooca, em São Paulo – e também atuaram na formação da equipe, uma vez que alunos dos cursos de Cinema e de Rádio e TV da faculdade trabalharam efetivamente na produção. A parceria possibilitou uma economia de cerca de 20% no orçamento total da obra.

Yatsuda listou ainda uma série de outros benefícios alcançados com a parceria. Para a universidade, a vantagem é que ela demonstra alinhamento com o mercado, ganha visibilidade e dá oportunidades diretas aos alunos. Já para o filme, além da questão financeira, os demais bônus são o fato de que o longa já começa com um núcleo inicial de divulgação para o público-alvo a quem se destina, uma vez que os próprios alunos farão um "buzz" em torno do assunto, e garante uma divulgação conjunta, que reúne além de produtora e distribuidora a própria Anhembi, que também vai trabalhar nesse sentido em suas redes sociais.

Branded Content

No Max, o produtor da Movloca esteve ao lado de Victor Lemos, da Trator Filmes, e Roberto Martha, da Scriptonita, para debater as novas estratégias para projetos de branded content. "Esse mercado não é novo, como a maioria das pessoas pensa. A questão é que quanto mais a tecnologia avança, mais ele cresce e ganha possibilidades. A internet permite uma 'desintermediação' entre marca e público, e este quer cada vez mais ser impactado por histórias reais.", declarou Lemos. Para o produtor, a máxima do "conteúdo é rei" cai por terra nesse cenário. "O verdadeiro rei é o público. Por isso digo que não fazemos narrativas para as marcas, e sim com as marcas. É uma parceria que visa atingir principalmente o público.", completou.

Victor ainda definiu algumas premissas desse trabalho de branded: "O objetivo é oferecer a ele conteúdos relevantes e de qualidade, seja para informar ou entreter e, assim, gerar engajamento. O próximo passo é alcançar reconhecimento de marca. Não é vender um produto ou oferecer um serviço, e sim fazer história.". Segundo Lemos, a diferença é clara: para comunicar os atributos de determinado produto, o caminho é a publicidade tradicional; para comunicar um valor de marca, a melhor opção é o branded content. "Essa mudança norteia ainda o tipo de cobrança que o cliente vai fazer, já que as métricas no branded não são tão tangíveis. É algo que vai muito além de aumento do número de vendas ou de visualizações nas redes.", acrescentou. O produtor reforça ainda que o efeito do branded content é uma construção de valores a longo prazo, com resultados profundos e mais duradoros. De acordo com ele, não dá para contar com resultados imediatos.

Por fim, Roberto Martha lembra que se trata de um mercado em constante construção: "Normalmente, o projeto parte do desejo do cliente de comunicar de forma diferente, mas a dinâmica não tem regras e nem caminho definido, como acontece com a publicidade tradicional. É um processo orgânico e que em envolve uma série de agentes, como agências, canais, produtoras e marcas.". E, para Lemos, é justamente por isso que ver a marca como uma fonte de investimento é um equívoco. "A produção de um branded content é uma espécie de sociedade onde todos devem trabalhar em parceria. Dentro desse cenário, é preciso estar sempre aberto a ouvir outras ideias para que todos consigam atuar em harmonia em prol de um bom resultado final.", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui