Programas de TV, futebol e receitas estão entre os temas que mais engajaram em 2021

Diante de um cenário repleto de conteúdos e informações diferentes, conquistar a atenção do público pode ser uma missão bem difícil. Nesse sentido, as marcas estão cada vez mais cientes de que para engajarem seus consumidores, precisam investir na criação de conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes para eles. As pessoas buscam proximidade com suas realidades, confiando mais nas empresas que entregam o que elas realmente buscam.  

A maneira mais eficaz de descobrir o que a audiência procura é por meio de análises baseadas em dados, nas quais é possível mapear os tópicos e influenciadores que mais se relacionam ao gosto do público. A partir daí, a Winnin, martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, realizou um levantamento dos temas que mais engajaram no ano de 2021, oferecendo insights para a criação de campanhas mais assertivas. 

Temas que mais geram engajamento 

O estudo revela que entre os assuntos de maior relevância para o público brasileiro estão os programas de TV, que são capazes de mover multidões e gerar milhões de conteúdos relacionados. Vídeos sobre reality shows, programas de humor e fofoca e influenciadores reagindo a momentos engraçados estão entre os de maior engajamento nas redes sociais. 

O futebol também é um dos temas mais engajados do país. Os conteúdos não ficam restritos somente aos jogos, sendo que vídeos sobre partidas antigas, bastidores, paródias e desafios estão entre os mais assistidos dentro do universo do esporte.

No terceiro lugar da análise aparece o tema "receitas". A cada ano, os vídeos de receitas conquistam ainda mais audiência. Em 2021, as pessoas passaram a valorizar não apenas o resultado final, mas também o processo de preparo de cada prato, estimulando os momentos de diversão e o discurso de que todo mundo pode cozinhar.

Na sequência está a família. No ano de 2021, a participação de amigos e familiares nos vídeos sobre a rotina dentro de casa ganhou ainda mais espaço, transformando todos os integrantes em verdadeiros influenciadores. Conteúdos envolvendo trollagens, desafios, brincadeiras e receitas em família estão entre os mais assistidos pelo público.

Por fim, os shorts, isto é, os vídeos curtos, que dominaram o feed no último ano em diversas plataformas. Conteúdos rápidos sobre jogos, receitas, programas infantis e família fizeram sucesso entre a audiência brasileira.

Metodologia 

As métricas são provenientes de dados do Brasil no Facebook, YouTube e Instagram. O levantamento foi criado a partir de análise de dados feito pela inteligência artificial da Winnin, que analisou dentro do ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de relacionamentos e mapeou quais são os temas e creators, que estão dominando essa conversa. O intuito é mostrar que não faltam oportunidades para marcas se assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance online – principalmente nas datas comemorativas do calendário cultural. 

Todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.

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