BrLab anuncia edição inédita para projetos audiovisuais do interior e litoral de São Paulo

O BrLab anuncia a realização de uma edição especialmente desenhada para projetos audiovisuais e profissionais do interior e litoral do estado de São Paulo que será realizado em formato online entre os dias 19 e 30 de abril de 2021. Os projetos selecionados participarão de atividades de formação e receberão consultorias de profissionais como as cineastas e roteiristas Maíra Bühler e Maria Clara Escobar, o cineasta João Paulo Miranda Maria, a produtora Ariene Ferreira, o produtor Ivan Melo e Rafael Sampaio, que além de produtor também é diretor do BrLab e coordenador das atividades pedagógicas. O projeto é direcionado a produtoras e profissionais de fora da capital paulista: serão aceitas inscrições de proponentes do interior, litoral e Grande São Paulo. 

O BrLab é um evento único realizado anualmente, direcionado à futuros filmes em etapa de desenvolvimento e à reflexão cinematográfica. Após dez anos de atividades ininterruptas de existência, o BrLab é hoje um conceituado laboratório intensivo de formação orientado ao desenvolvimento e produção de projetos que futuramente se materializam como filme ou produto audiovisual e que se estende como um hub de formação através de diferentes atividades. Mais de 35 filmes que já passaram pelo BrLab foram lançados e premiados nos principais festivais do mundo e os cineastas costumam dedicar mérito ao evento. 

Pelo laboratório, já participaram os filmes "O Lobo Atrás da Porta" (de Fernando Coimbra, Brasil, 2013), "Amor Plástico e Barulho" (de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, Brasil, 2013), "Las Herederas" (de Marcelo Martinessi, Paraguai/França/Holanda/Brasil, 2013), "Los Tiburones" (de Lucia Garibaldi, Uruguai, 2017), "Desterro" (de Maria Clara Escobar, Brasil/Portugal, 2020), "Sinfonia da Necrópole" (de Juliana Rojas, 2013) e "Cidade dos Piratas" (de Otto Guerra, 2019), entre outros.

Em 2020, o BrLab comemorou dez anos como a única plataforma no Brasil que recebe projetos de diferentes países e incentiva o aprimoramento e a capacitação profissional, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento e a criação de projetos audiovisuais para os mercados brasileiro e internacional. O evento já recebeu mais de 3.500 inscrições de projetos e mais de 400 profissionais foram qualificados diretamente pelo programa; através de 142 projetos que participaram do BrLab e que representaram 18 países e dez estados brasileiros. Dentre os projetos participantes, 38 já foram finalizados e lançados como longas metragens; dez títulos estão atualmente em finalização; e outros 25 estão em estágios avançados de financiamento, o que permite à organização projetar o número de 73 longas metragens participantes do programa lançados e finalizados até 2022. Também em 2020 o BrLab distribuiu ao final do evento diversos prêmios oferecidos por empresas e instituições parceiras, como Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, que somaram R$650 mil reais em prêmios na última edição.

Esta é a primeira vez que o BrLab promoverá uma edição para projetos exclusivamente produzidos por produtoras de fora da Capital – interior, litoral e Grande São Paulo. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 26 de março por meio do site. O evento está marcado para o período de 19 a 30 de abril. 

Edição interior e litoral de SP 

O BrLab SP – Interior e Litoral tem como objetivo realizar e focar suas atividades de formação para profissionais de cidades do interior e litoral de São Paulo, e selecionará projetos de produtores, produtoras, diretores/as, cineastas e roteiristas dessa região, em etapa de desenvolvimento, ou seja, em etapa anterior às gravações.

Através de convocatória pública serão selecionados até 20 projetos – preferencialmente de longa-metragem de ficção ou documentário – que terão a oportunidade de receber consultorias de profissionais de peso do mercado audiovisual, como o premiado cineasta João Paulo Miranda Maria, de Rio Claro, cujo primeiro longa-metragem, "Casa de Antiguidades", foi o único filme latino presente na seleção oficial do Festival de Cannes 2020 e ainda participou do Festival de SanSebastián e Toronto, e cujos curtas foram exibidos em Cannes, Veneza e premiados em prestigiosos festivais. Também integra o time de consultores a cineasta e documentarista premiada Maíra Bühler, cujo último filme "Diz a ela que me viu chorar" foi premiado como melhor filme no Olhar de Cinema de Curitiba, recebeu o Prix de Bibliotèques no Cinema du Reel de Paris e estreou comercialmente em 2019 distribuído pela Vitrine Filmes; e a cineasta e roteirista Maria Clara Escobar, cujo último longa-metragem, "Desterro", estreou na Competição Internacional no Festival de Roterdã. Complementam o time de tutores, no campo da produção, a produtora executiva Ariene Ferreira, com mais de 20 anos de experiência com produção executiva de projetos de diferentes perfis e também ampla experiência docente como professora de produção; o premiado produtor Ivan Melo, que foi diretor do Festival de Paulínia e produtor de filmes de Anna Muylaert, Marcelo Caetano e Juliano Salgado, entre outros. As atividades são coordenadas pelo produtor Rafael Sampaio, que também é diretor do BrLab e irá ministrar sessões e assessorias durante o laboratório.

Os 20 projetos selecionados serão convocados a participar workshop que acontecem ao longo de dez dias, nessa espécie de "incubadora de futuros filmes", onde as duplas de representantes de cada projeto (diretor/a e produtor/a) recebem consultorias integrais em aspectos fundamentais para uma melhor realização de seus filmes – roteiro, produção, direção, distribuição -, estruturadas em uma grade de atividades de assessorias individuais e coletivas, debates, estudos de caso, palestras e encontros com profissionais do Brasil e do exterior.

Trata-se de uma ação de base para a capacitação e desenvolvimento do setor audiovisual do interior e do litoral para sua melhor integração produtiva e inserção internacional. Além do workshop, serão promovidas três atividades abertas, gratuitas, transmitidas ao vivo para toda a população. 

Todas as atividades serão realizadas por meio de plataformas para ensino à distância e as atividades abertas terão streaming no canal do YouTube do BrLab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui