Curta! contratou 107 projetos nos editais FSA 2022 

Canal Curta! (Foto: Divulgação)

O canal Curta! inicia 2023 com 107 novos projetos audiovisuais pré-licenciados concorrendo a financiamento através das quatro linhas para TV/VOD abertas pelo Fundo Setorial do Audiovisual TV-VOD em 2022: Novos Realizadores (34 projetos), Produção modalidades Nacional e Regional (47 projetos), Programadoras (13) e, o mais recente, Bicentenário da Independência do Brasil (13 projetos).

Um dos projetos da chamada Bicentenário da Independência do Brasil tem roteiro do jornalista e escritor Eduardo Bueno (Peninha) e pretende focar nas implicações das relações amorosas na declaração de independência do Brasil. Ao lado do Curta! e da Prana Filmes, Bueno tem o objetivo de expor os fatos com exatidão a partir de uma perspectiva bem-humorada.

Além deste, entre os projetos no "Edital da Independência", publicado em novembro de 2022 pelo Ministério do Turismo, há biografias como "As escrevivências de Maria Firmina dos Reis", documentário sobre a primeira romancista brasileira; "Essa terra tem dono", sobre o herói guarani Sepé Tiaraju; e a "A independência do feminino", abordando a história da pintora impressionista Georgina de Albuquerque.

Para a chamada de Novos Realizadores foram pré-licenciados 34 projetos de diretores estreantes e geridos por produtoras brasileiras classificadas com nível 1 ou 2 pela Ancine – o que significa até duas obras exibidas comercialmente em TV. O resultado da seleção pela Ancine está previsto para março de 2023.

Concorrendo na modalidade Regional no Edital de Produtoras estão nove projetos oriundos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Já no eixo Rio-SP, concorrem 38 projetos, entre eles a série "Amores de Nelson", com músicas compostas e amadas por Nelson Motta em performances super produzidas por grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sandra de Sá, além de amigos e amores retratados, como Raul Seixas, Marília Pêra, Elis Regina, Tim Maia, e Rita Lee. A divulgação do resultado pela Ancine deste edital está prevista para abril de 2023.

Já na modalidade Programadora estão pré-licenciados 13 conteúdos, entre eles a vida e a obra do escritor João Cabral de Melo Neto, da cineasta Helena Solberg, do artista visual Marcos Chaves e do músico e compositor "hit maker" dos anos 70 Hyldon de Souza Silva. Também fazem parte da seleção novas temporadas das séries "Impressões do Brasil" e "Grandes Cenas do Cinema Brasileiro". O resultado desta chamada está previsto para maio de 2023.

A seleção feita pelo Curta! no edital reforça o compromisso do canal com a produção independente brasileira, num movimento que se iniciou pelo fundador da empresa, Julio Worcman, há mais de 20 anos. Desses 107 projetos apoiados pelo grupo Curta! espera-se que uma boa parte seja selecionada para investimento pelo FSA e, assim, entrarão na grade de programação do Curta! e nas suas plataformas de streaming.

Os conteúdos produzidos, posteriormente avaliados por pedagogos, serão também classificados  conforme suas aplicabilidades pedagógicas e segundo a BNCC, para inclusão na plataforma Curta!Educação (CurtaEdu.com.br), para uso em escolas, no Ensino Médio e em faculdades. Assim, também poderão contribuir com o cenário educacional brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui