Dia do Consumidor 2024 deve ter aumento de 10% nas inserções na TV aberta de São Paulo e Pay TV 

(Foto: Freepik)

Criado nos EUA na década de 1960, o dia 15 de março é considerado o Dia do Consumidor em várias partes do mundo. No Brasil, a data é celebrada desde 2014 e vem aumentando sua relevância e procura como uma das mais importantes para o varejo no país, com destaque para o comércio online. De acordo com um estudo da plataforma Nuvemshop, as promoções de Dia do Consumidor em 2023 movimentaram R$ 11,7 milhões – 19% a mais do que no ano anterior. 

Além disso, no ano passado, a data comemorativa também recebeu 31% mais volume de publicidade na televisão, no comparativo com 2022. O dado é oriundo da pesquisa realizada pela Tunad, plataforma de inteligência de mídia, que analisou o volume de inserções publicitárias relativas ao Dia do Consumidor e aos 14 dias que o precedem nos anos de 2022 e 2023, abrangendo tanto a TV aberta quanto os canais de Pay TV de São Paulo. "O aumento nos investimentos publicitários para promover o Dia do Consumidor é outro indicador da importância crescente dessa data para o mercado", afirma Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.

Além do crescimento de 31% no número de inserções, identificou-se também +6% em investimento em 2023 nas emissoras Pay TV e TV aberta de São Paulo, em comparação com o período correspondente em 2022, elevando de 101.136 para 133.018 o número de inserções e o investimento de R$ 397 milhões para R$ 423 milhões. 

Em termos de desempenho individual das categorias, Sites/Aplicativos destacou-se notavelmente em ambos os anos, registrando 25.255 inserções em 2022 e aumentando para 30.619 em 2023, o que representa um acréscimo de 21%. As categorias TV por Assinatura e Beleza/Estética ajudaram a alavancar o número, passando a fazer parte, em 2023, do Top 5 de categorias, com 10.493 e 5.895 inserções, respectivamente.

No ranking de 2022, as cinco principais marcas foram 123 Milhas (24.215), Trivago (7.860), Shopee (3.252), Disney+ (2.544) e Globoplay (2.350). Em contrapartida, em 2023, Sky (10.484), Maxmilhas (6.472), Disney+ (5.799), Star+ (3.195) e Claro (3.131) lideraram o Top 5.

Atualmente, a Tunad monitora mais de 170 canais, incluindo a TV aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú e São José do Rio Preto. Na TV paga, ela monitora canais como CNN Brasil, Discovery Channel, Globonews, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, sportv, TNT e Viva, entre outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui