Para Rita Moraes, da LosBragas, "Sintonia" dá voz a um público que não está acostumado a se ver na tela

A produtora LosBragas está com dois projetos entre os principais originais nacionais da Netflix: "Sintonia", que estreia nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, e "Samantha!", já com duas temporadas disponíveis na plataforma.

"Sintonia", parceria com o produtor, empresário e diretor criativo Kond, da KondZilla, apresenta um recorte da realidade brasileira ao retratar o universo de três jovens nascidos e criados na periferia de São Paulo. "A parceria com o Kond nasceu de uma reunião organizada pelo roteirista Guilherme Quintella. Kond tinha desejo de contar uma história que falasse da realidade de onde ele nasceu, com personagens e aspirações pouco representados na TV tradicional. Nós identificamos algo jovem e original com um potencial grande. E assim o Felipe estruturou a bíblia em parceria com o Guilherme e o time da Losbragas, desenvolvendo personagens e premissas. Convenci o Kond a vender o projeto para a Netflix e assim garantir um alcance global para uma história que, apesar de extremamente local, representava anseios e tendências observados por toda parte, em uma audiência jovem conectada por símbolos comuns e hábitos de consumo típicos de uma TV não-linear.", contou, em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Rita Moraes, uma das sócias da LosBragas.

A trama foi filmada principalmente na comunidade do Jaguaré e arredores, com algumas cenas em Heliópolis e no centro da cidade, somando ao todo 16 meses de trabalho, do desenvolvimento à entrega. Sobre a escolha de elenco, Rita revela: "Temos uma parte do elenco que vem da quebrada, mas esse não foi um limitador para a seleção. A Bruna Mascarenhas, que interpreta e Rita por exemplo, é carioca. A busca era para identificar talentos que pudessem imprimir na tela uma linguagem da periferia paulistana, com especificidades de seu universo, não representado em outros projetos de entretenimento.".

Rita acredita que a principal mensagem que a série vai levar ao público está relacionada ao valor da amizade e o poder do sonho. "O Brasil está passando por um momento onde a mediocridade tem imperado. 'Sintonia' vai na direção contrária trazendo para as telas a história de três garotos que querem tomar nas mãos as rédeas do próprio destino e viver uma vida extraordinária, apesar das limitações que a vida impõe por conta do lugar onde nasceram. A série dá voz a um público que não está acostumado a ser representado – e isso tem muito valor, diz para o mundo que eles não mais aceitarão não ser ver na tela.", pontua.

Hoje, a sócia define a LosBragas como uma empresa de criação de propriedade intelectual que foca em talentos emergentes com vozes originais, criando assim narrativas locais com potencial global, exatamente aquela que Rita diz ser a proposta central de "Sintonia". Nesse sentido, ela também fala sobre a essência de "Samantha!", outra obra da produtora que faz parte do catálogo de originais da plataforma de streaming: "É uma comédia com tom diferente do cômico tradicional brasileiro – que na maioria das vezes faz uso de um humor depreciativo. Ela é inteligente, de situação, e que surfa no talento do elenco e não se omite ao discutir temas de sociedade que são importantes para o público.".

Por fim, Rita reforça a importância das produções originais nacionais em plataformas de streaming: "Elas estimulam ainda mais o crescimento da indústria de entretenimento brasileira, valorizando a produção independente, realizada por empresas que não fazem parte dos grandes grupos de mídia. Produção independente significa novos talentos, com novas vozes e novas histórias.".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui