Consultorias online do projeto "em-curta" acontecem até meados de junho

Começaram em maio as consultorias online para os dez selecionados para o em-curta, projeto da Sobretudo Produção com patrocínio da Spcine e apoio do Projeto Paradiso e TvZERO que busca oferecer a novos realizadores a oportunidade de aprimorar seus projetos de curta-metragem em fase de edição, por meio de feedbacks de profissionais de destaque no mercado cinematográfico brasileiro a partir de consultorias online. A previsão de término é 12 de junho.

As inscrições para esta que é a edição-piloto do projeto ocorreram no mês de abril. Foram recebidos 35 projetos de mais de 20 cidades brasileiras. Do total de inscritos, 16 fizeram uso de políticas afirmativas, com foco na seleção de pessoas negras, indígenas e mulheres. 

A comissão de seleção foi formada pelos cineastas Angelo Defanti e Gabriel Martins e pela produtora Bárbara Defanti, que avaliaram as inscrições a partir de três eixos fundamentais: qualidade artística e originalidade do projeto; potencial de efetividade da consultoria na montagem; e estágio de montagem. No dia 4 de maio, foram divulgados os dez selecionados, sendo cinco projetos da cidade de São Paulo – como previsto de acordo com o patrocínio da Spcine – e cinco projetos de outras cidades: Betim (MG), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Niterói (RJ) e Vila Velha (ES). 

Quatro destes encontros acontecem graças à parceria do projeto com o Paradiso Multiplica, espaço de compartilhamento do aprendizado dos bolsistas e do conhecimento dos profissionais da Rede Paradiso de Talentos. Cada um dos projetos recebe duas consultorias online de até duas horas com profissionais de várias cidades do Brasil e múltiplas áreas de atuação.

Os projetos selecionados do Brasil foram "Castanho", de Adanilo, Manaus/AM; "Espero-te ao fim dos tempos", de Julia K. Rojas, Florianópolis/SC; "Inventos fantásticos de 4 paredes mais cedo ou mais tarde são vistos no céu", de Maick Hannder, Betim/MG; "Remendo", de Roger Ghil, Vila Velha/ES; e "Sebastiana", de Pedro de Alencar, Niterói/RJ. 

Já os projetos selecionados de São Paulo foram "Bem-vinda de Volta", de Nicole Gullane; "Casa de Sol", de Tomás Fernandes e Pedro Lemos; "Feira da Ladra", de Diego Migliorini; "O Arquivo do meu Tio", de Antonio Gitahy Hamburger; e "Você não me ensinou a te dizer adeus", de Marcela Guimarães. Os suplentes são "Tiramisú", de Leônidas Oliveira, Aracati/CE (convocado); "Moventes", de Jefferson Cabral, Natal/RN (convocado); e "Antes que o céu caia", de Mario Victor Bergo Crosta, Atibaia, SP. 

A lista de consultores conta com nomes como Ana Julia Travia, diretora e montadora; Esmir Filho, diretor e roteirista; Felipe Lopes, distribuidor; Sandra Kogut, diretora e roteirista; e Tatiana Leite, produtora; entre outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui